Artigo

SENAI-MA: Há 68 anos transformando vidas e construindo uma indústria mais competitiva

Raimundo Nonato Campelo Arruda *

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que completa nesta quinta-feira, 6 de maio de 2021, 68 anos de existência no Maranhão, teve, ao longo desse tempo de atuação, um papel fundamental para a indústria do estado e se tornou referência na formação de profissionais para o setor industrial. No entanto, tão importante quanto a caminhada realizada até aqui, é o papel que vai continuar desempenhando para impulsionar o setor nos próximos anos, junto a parceiros regionais, nacionais e internacionais.

Criado em 1953, o SENAI nasceu com uma missão: formar e aperfeiçoar profissionais para o setor industrial, além de acompanhar as necessidades da indústria quanto à modernização e inovação da sua base tecnológica e dos seus processos produtivos. E no Maranhão, tem cumprido com muita determinação essa missão, acumulando, em sua série histórica (1953 a 2021), aproximadamente 700 mil matrículas em diversos cursos, desde a iniciação profissional até a formação técnica, presenciais e a distância.

O SENAI foi determinante na edificação de um parque industrial potente e heterogêneo. Ao longo das últimas décadas, não há um único grande empreendimento no Maranhão que não tenha aproveitado as soluções oferecidas pela entidade, assim como os médios e pequenos, em maior escala no estado.

Para além da formação de mão de obra e com o compromisso de acompanhar as necessidades de modernização, a atuação do SENAI abrange também as áreas de inovação, pesquisa e oferta de soluções tecnológicas para empresas que buscam maior produtividade, além de prestar apoio às indústrias, em seus Centros de Educação, oferecendo serviços técnicos e tecnológicos como consultorias e ensaios laboratoriais industriais.

Em sua gestão como presidente da FIEMA e do Conselho Regional do SENAI, Edilson Baldez potencializou as ações desenvolvidas, com investimentos na ampliação e modernização das unidades. A iniciativa viabilizou a inauguração de obras, destinadas a aumentar a capacidade de atendimento em diversos segmentos industriais.

Esse ano, em especial, o SENAI, assim como todas as entidades do Sistema FIEMA e diversas entidades empresariais, estão engajadas no combate à pandemia do novo coronavírus. A entidade passou a integrar a iniciativa nacional, protagonizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), e concluiu a recuperação de respiradores mecânicos de hospitais do estado, atuando com outros parceiros regionais. Além disso, também produziu 20 mil máscaras de proteção e mais de 1.400 protetores faciais (face shields), que foram doados a profissionais de saúde da linha de frente de combate à covid-19.

Por fim, mas enxergando como um novo começo, há grandes desafios para a economia maranhense, em especial para a indústria, que tem vivido adversidades. Apesar desse cenário, o SENAI entende que a Indústria 4.0 é a grande oportunidade para a indústria maranhense se tornar mais produtiva, por meio de tecnologias digitais que irão ajudar as empresas a serem mais ágeis.

Que sejamos protagonistas desse futuro!


* Diretor Regional do SENAI

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.