Coronavírus

Vacinação de pessoas com comorbidades segue tranquila em SL

Pessoas com comorbidades, síndrome de Down, pacientes renais crônicos, gestantes e puérperas começaram a ser vacinados nesta terça-feira, 4, no Multicenter Sebrae

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Puérpera e diabética, Érika Lisboa recebeu primeira dose da vacina contra a covid
Puérpera e diabética, Érika Lisboa recebeu primeira dose da vacina contra a covid (puérpera)

São Luís - O primeiro dia de imunização de pessoas com comorbidades, síndrome de Down, pacientes renais crônicos, gestantes e puérperas com comorbidades, ocorreu ontem no Centro Municipal de Vacinação, no Multicenter Sebrae (Cohafuma), e foi considerado tranquilo. A Prefeitura de São Luís recebeu até terça-feira, 4, um total de 276.447 doses das vacinas contra o novo coronavírus e destinou um total de 10.500 doses de vacina Pzier/Biontech para este público. Do total de doses já recebidas até hoje pelo Município, 253.152 doses já foram aplicadas.

Não houve grandes filas ou aglomeração no local de vacinação. Na entrada, as pessoas passavam por uma triagem para verificação dos documentos, entre eles, se estavam com o laudo médico que comprovasse o tipo de comorbidade. Em seguida, elas eram encaminhadas para o setor de cadastro e, somente após esta etapa, tomavam a vacina.

O secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, informou que foram destinadas 10.500 doses de vacina Pzier/Biontech para esse público. Ontem, somente foram imunizadas as pessoas com comorbidades a partir de 59 anos; Síndrome de Down, gestantes e puérperas com comorbidades, acima de 18 anos, todos com cadastro na plataforma #VacinaComorbidades.

Joel Nunes explicou que as pessoas estavam recebendo a primeira dose e depois de 12 semanas devem voltar ao centro de vacinação para tomarem a segunda dose. “É de suma importância que as pessoas façam o seu cadastro no site da Prefeitura e não deixem de trazer o laudo médico no dia da vacinação”, frisou o secretário municipal de Saúde.

Francisco Noronha Segundo, de 42 anos, tem síndrome de Down e estava acompanhado da sua irmã, Noricka Melo. Ela disse que o irmão estava ansioso para ser imunizado, tinha ciência da importância da vacina e não contraiu o coronavírus.

A pedagoga Érika Lisboa, de 31 anos, esteve no centro de vacinação ontem. Ela disse que, além de ser puérpera, tem diabetes e problemas de pressão. “No fim da minha gravidez, fui infectada pelo coronavírus e fiquei mais de três dias internada, inclusive, na UTI”, frisou Érika Lisboa.

A aposentada Solange Albuquerque, de 59 anos, contou que é diabética há 10 anos e três pessoas da sua família morreram por complicações da Covid-19. “Primeiramente, faleceu o meu pai, de 90 anos, depois perdi dois irmãos, e um deles era diabético”, disse Solange Albuquerque.

Outro público
Pacientes renais crônicos (dialíticos) receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nas unidades onde fazem as sessões de diálise. De acordo com o Município, na quarta-feira, 5, a imunização será ampliada para pessoas com comorbidades com 58 e 57 anos, seguindo o cronograma de vacinar pela manhã os nascidos no primeiro semestre e à tarde os aniversariantes do segundo semestre.

Na quinta-feira, 6, a vacinação será estendida a pessoas com comorbidades na faixa etária de 56 a 55 anos. A imunização para pessoas com síndrome de Down, a partir de 18 anos, gestantes e puérperas com comorbidades e diabéticos também prossegue na quarta-feira, 5, e quinta-feira, 6.

As comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde incluem pessoas com diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves (incluindo asma grave), Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão Arterial estágio 3, Hipertensão Arterial estágios 1 e 2, com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias e miocardiopatias,Pericardiopatias, obesidades mórbidas, arritmias cardíacas, cirrose hepática, imunossuprimidos, entre outras doenças, assim como pessoas com deficiência permanente que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC).

SAIBA MAIS

Dias de vacinação

Dia 4 de maio: o início da imunização, no Centro Municipal de Vacinação, no Multicenter Sebrae para as pessoas com comorbidades, a partir de 59 anos, e com Síndrome de Down, pacientes renais crônicos, gestantes e puérperas com comorbidades. A segunda dose ocorreu exclusivamente nos drives-thru do Espaço Reserva e da UFMA e no Centro de Convenções da UFMA.

Dia 5 de maio: o público-alvo será ampliado para pessoas com comorbidades com 58 e 57 anos, seguindo o cronograma de vacinar pela manhã os nascidos no primeiro semestre e, à tarde, os aniversariantes do segundo semestre.

Dia 6 de maio: a vacinação será estendida a pessoas com comorbidades na faixa etária de 56 a 55 anos. A vacinação para pessoas com Síndrome de Down, a partir de 18 anos, gestantes e puérperas como comorbidades e dialíticos também prossegue na quarta-feira, 5, e quinta-feira, 6.

NÚMEROS

10.500 doses de vacina Pzier/Biontech foram destinadas para a imunização de pessoas com comorbidades, síndrome de Down, pacientes renais crônicos, gestantes e puérperas com comorbidades

276.447 doses das vacinas contra o novo coronavírus já foram entregues para a Prefeitura de São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.