Imunização

Pessoas com comorbidades e Síndrome de Down podem se vacinar a partir de hoje, 4

Informação foi confirmada pela Prefeitura de São Luís; imunização desse público-alvo será concentrada no Centro Municipal de Vacinação, das 8h às 18h

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Imunização de pessoas com comorbidades ocorrerá no Centro Municipal de Vacinação, no Multicenter Sebrae
Imunização de pessoas com comorbidades ocorrerá no Centro Municipal de Vacinação, no Multicenter Sebrae (comorbidades vacina)

São Luís - A vacinação contra a Covid-19 de pessoas com comorbidades, a partir de 59 anos, e Síndrome de Down, acima de 18 anos, será iniciada nesta terça-feira, 4, em São Luís. A informação foi confirmada no início da noite desta segunda-feira, 3, pela Prefeitura de São Luís. A imunização desse público-alvo será concentrada no Centro Municipal de Vacinação, instalado no Multicenter Sebrae (Cohafuma), das 8h às 18h. Todos devem ter feito cadastro prévio na plataforma #vacinacomorbidades.

O público na faixa etária acima de 18 anos, inclui ainda gestantes e puérperas como comorbidades. Pela manhã, serão imunizados os nascidos de janeiro a junho e, à tarde, os aniversariantes de julho a dezembro. Todos devem apresentar documento oficial com foto e laudo ou relatório médico que comprove a comorbidade (exceto para as pessoas com Síndrome de Down).

Quanto aos pacientes renais crônicos (dialíticos) serão imunizados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nas unidades onde fazem as sessões de diálise.

Já na quarta-feira, 5, o público-alvo será ampliado para pessoas com comorbidades com 58 e 57 anos, seguindo o cronograma de vacinar pela manhã os nascidos no primeiro semestre e, à tarde, os aniversariantes do segundo semestre.

Na quinta-feira, 6, a vacinação será estendida a pessoas com comorbidades na faixa etária de 56 a 55 anos. A vacinação para pessoas com Síndrome de Down, a partir de 18 anos, gestantes e puérperas como comorbidades e dialíticos também prossegue na quarta-feira, 5, e quinta-feira, 6.

As comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde incluem pessoas com diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves (incluindo asma grave), Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão Arterial estágio 3, Hipertensão Arterial estágios 1 e 2, com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias e miocardiopatias,Pericardiopatias, obesidades mórbidas, arritmias cardíacas, cirrose hepática, imunossuprimidos, entre outras doenças, assim como pessoas com Deficiência permanente que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A informação sobre o início da vacinação, com a ressalva da dependência da chegada de doses, para esse público-alvo foi anunciada na tarde desta segunda-feira, 3, pelo prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), nas redes sociais. “Com a chegada das vacinas da Pfizer em São Luís, iniciaremos amanhã mesmo (hoje, terça-feira) a vacinação contra a Covid das pessoas com Síndrome de Down e comorbidades já cadastradas”, disse o prefeito no post. O imunizante chegou e a confirmação foi feita pela Prefeitura no início da noite.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.