Tragédia

Maio começa com quatro mortes no trânsito da Ilha

Um dos casos ocorreu na MA-204, em Paço do Lumiar, resultando na morte de duas crianças

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
.
. (acidente)

São Luís - Acidentes de trânsito com mortes marcaram o início do mês de maio na Grande Ilha. Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) mostram que, somente nos dois primeiros dias deste mês, quatro pessoas perderam a vida em acidente de trânsito. Ao longo do mês passado, ocorreram dois óbitos sem circunstâncias semelhantes. Na segunda-feira, 3, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-Ma) lançou a campanha do Movimento Maio Amarelo 2021, com o tema “Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito”.

Um dos acidentes de trânsito deste mês ocorreu na noite de domingo, 2, na MA-204, em Paço do Lumiar e, de a acordo com a polícia, duas crianças, Lana Nicole Pavão Balata, de 11 anos; e Heloíse Vitória Silva Melo, de 9 anos, morreram em decorrência do sinistro. Seis pessoas ficaram feridas e permanecem internadas no Hospital Socorrão I, no centro.

A polícia informou que as vítimas estavam em um veículo Corsa Classic preto, de placas NHF-0062, conduzido por um homem embriagado. No momento do acidente, a pista estava molhada e o veículo aquaplanou, capotou várias vezes no meio da via e bateu em um muro.

Com o choque, Lana Nicole e Heloíse Vitória sacaram do carro, sofreram várias fraturas e morreram no local, enquanto as outras vítimas tiveram lesões graves, inclusive expostas e foram levadas pelos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o hospital.

Os policiais militares estiveram no local do acidente e efetuaram a prisão em flagrante do motorista, que vai responder pelo crime de homicídio culposo. O caso é investigado pela Delegacia de Acidente de Trânsito (DAT), no centro.

Também no domingo, 2, ocorreu a morte de Lucas Silva Lopes, de 36 anos. Segundo a polícia, ele estava pilotando um quadriciclo na praia do Meio, em São José de Ribamar, e capotou ao tentar passar em uma poça d’água, quebrando o pescoço. Socorristas do Samu e bombeiros militares foram acionados, mas já encontraram a vítima sem vida.

No sábado, 1º, um acidente de trânsito na avenida Jerônimo de Albuquerque, no Vinhais, resultou na Mateus Moraes Santos, de 20 anos. De acordo com a polícia, ele estava conduzindo uma motocicleta e, ao perder o controle, bateu em um poste de iluminação pública, no canteiro central da via. Os socorristas do Samu quando chegaram constataram a morte do motociclista.

Morte de empresário
O empresário maranhense, Roneilson Miranda, Ronny Bala, de 27 anos, morreu após sofrer um acidente no percurso da 19º Trilha do Grão, no domingo, 2, na cidade paraense de Dom Eliseu, distante 450 km de Belém.

Segundo testemunhas, o maranhense colidiu de forma frontal com a motocicleta de um outro competidor, Magno, que também sofreu ferimentos graves e levados para um hospital, em Imperatriz. Roneilson Miranda morreu no local e o corpo foi translado para Itinga do Maranhão, onde nasceu. Ele era empresário no ramo de veículos automotores e de oficina mecânica.

Maio Amarelo
A campanha Maio Amarelo 2021 foi lançada ontem na sede do Detran-Ma, na Vila Palmeira, e tem como objetivo de reduzir o número de acidentes de trânsito. No Brasil, a campanha é coordenada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

Durante todo este mês, o Detran-Ma vai realizar uma série de ações educativas para conscientizar e sensibilizar a população acerca dos riscos do comportamento inadequado no trânsito. Em razão da pandemia, as atividades presenciais serão substituídas por ações virtuais. No Maranhão, as ações do Maio Amarelo tiveram início em 2015.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.