Iniciativa

Imperatriz se torna uma das principais referências ambientais do Maranhão

Cidade também tem contribuído com doações de mudas a municípios da região

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Projeto de coleta seletiva de resíduos sólidos tem atraído municípios da região
Projeto de coleta seletiva de resíduos sólidos tem atraído municípios da região (Imperatriz)

Imperatriz - Com uma população estimada em 259.337 pessoas, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, a cidade de Imperatriz tem se tornado uma das principais referências ambientais do Maranhão.

Desde o inicio da gestão do prefeito Assis Ramos, em 2017, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, vem desenvolvendo projetos e ações que refletem positivamente em outras unidades administrativas.

“É gratificante quando se tem o trabalho que se torna um referencial para outras cidades. Somos gratos em poder contribuir com todos. Esse bom funcionamento das atividades da pasta, uma referência para outros municípios, é fruto da dedicação de todos os servidores da Secretaria de Meio Ambiente”, destacou a secretaria Rosa Arruda.

Além da visitas de representantes de municípios maranhenses, dentre eles São Francisco do Brejão, Estreito, Senador La Rocque, Davinópolis e Caroebe, no estado de Roraima, Imperatriz já realizou doações de mudas de árvores nativas e frutíferas para cidades da região Tocantina, entre elas João Lisboa, Governador Edison Lobão, Montes Altos e Ribamar Fiquene. As mudas são cultivadas no viveiro municipal e doadas por parceiros.

“Temos procurado atender todos os municípios que nos procuram da melhor forma possível. É necessário trabalharmos juntos no processo de preservação, proteção e recuperação da natureza. A doação dessas mudas é importante por que além de ser o principal patrimônio natural de uma cidade, a árvore tem importância vital para manter o equilíbrio do meio ambiente”, enfatizou Rosa Arruda.

Coleta seletiva
O projeto de coleta seletiva de resíduos sólidos, executado desde 2017 pela Prefeitura, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, e de Limpeza Pública, SLP, também tem atraído municípios da região. Já estiveram em Imperatriz para conhecer o desempenho da iniciativa, Açailândia, Grajaú e Porto Franco.

Essa semana esteve em visita na Secretaria de Meio Ambiente de Imperatriz, o titular da pasta do município de Buriticupu, Leonardo Lima.

“O intuito é conhecer o funcionamento do órgão, quais os projetos ambientais estão sendo desenvolvidos e que possamos usar como espelho e aplicarmos em nossa cidade”, disse Leonardo.

Distante aproximadamente 219 km de Imperatriz, o jovem município de Buriticupu, emancipada politicamente em 10 de novembro de 1994, possui uma população estimada em 72.983 habitantes, segundo dados do IBGE.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.