Estado Maior

Alerta, gestante

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

O governador Flávio Dino (PCdoB) chamou a atenção e fez um alerta para a situação das gestantes em meio à segunda onda da pandemia da Covid-19 no Maranhão.

Ao tratar da prorrogação das medidas restritivas impostas em todo o território estadual, sobretudo sobre o afastamento de servidores que se enquadram no grupo de risco para toda e qualquer atividade presencial, o chefe do Executivo apresentou um panorama preocupante sobre as mulheres que carregam outra vida no ventre.

Dino afirmou que é possível identificar na rede estadual de saúde um aumento de casos graves de Covid-19 entre as pacientes gestantes.

Foi justamente por esse motivo, que o Estado decidiu incluir esse público no grupo de risco.

“Faço esse destaque especial para o cuidado com as gestantes, porque nós estamos vendo na rede estadual casos muito graves que nos preocupam muito”,
disse Flávio Dino.

No início da semana, o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara, já havia alertado para o aumento progressivo do número de casos graves em gestantes de todo o país.

Na ocasião, ele admitiu que ainda não existe estudo nacional ou internacional sobre o tema, mas do ponto de vista clínico, o quadro é preocupante.

Câmara explicou que há constatação de uma série de complicações em gestantes infectadas com o vírus nos últimos meses.

O alerta feito pelo governador, portanto, foi pertinente.

Convênios
O deputado federal Hildo Rocha discutiu com o presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, projetos e convênios financiados com emendas parlamentares nos municípios maranhenses.

“Parte das emendas parlamentares a que tenho direito foram destinadas para a Codevasf. Então, novamente me reuni com o presidente da instituição a fim de verificar o andamento dos processos”, explicou.

Rocha solicitou o pagamento de convênios já executados e pediu celeridade na execução dos projetos pendentes.

Sputnik
A Anvisa informou que realizará na próxima semana duas reuniões extraordinárias para avaliar processos referentes ao enfrentamento da Covid-19.

Entre elas, a reunião mais aguardada é a que vai tratar dos pedidos de importação da vacina Sputnik feito por estados e municípios.

O encontro será realizado na segunda-feira, às 18h.

Pressão
A agência foi pressionada por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, a se posicionar sobre o pedido de importação da vacina até o dia 28.

Na decisão, o ministro acatou a um pedido de liminar formulado pelo Governo do Maranhão, que tenta adquirir 4,5 milhões de doses do imunizante com um laboratório russo.

Numa análise preliminar, a Anvisa classificou os dados analisados como preocupantes, sobretudo no que diz respeito à eficácia da vacina.

Erro
O Datasus, do Ministério da Saúde, informou que pelo menos 421 maranhenses vacinados contra a Covid-19 têm registro de vacinas trocadas nas duas doses recebidas.

De acordo com o Ministério da Saúde, a maioria das pessoas recebeu a primeira dose da vacina Coronavac e depois, a segunda dose da AstraZeneca.

Para as autoridades de saúde, trata-se de um erro que não assegura a imunização do cidadão. As vacinas utilizam tecnologias distintas.

Antecipação
O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), anunciou a antecipação do pagamento da primeira parcela do 13º salário do servidor público municipal.

De acordo com o gestor, o pagamento da primeira parcela será efetuado no dia 15 de maio.

Ele explicou que a decisão tem por objetivo garantir a circulação de renda no período da pandemia, dando opções de compra ao servidor
do Município.

DE OLHO

R$ 50 milhões Foi o valor anunciado por Flávio Dino em 2020 que já estava separado para a compra de vacinas

Preocupação

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), promulgou a Lei nº 11.448/2021, que autoriza a concessão de auxílio emergencial às agências de viagens.

Cada agência receberá o equivalente a R$ 1 mil para a compensação aos reflexos causados pela pandemia da Covid-19 no setor do turismo.

Segundo Othelino, o benefício soma-se aos outros dois auxílios emergenciais já criados para a área do turismo, visando minimizar os impactos da pandemia neste setor.

E MAIS

• O ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior tem se mantido mais presente nas redes sociais após o fim do mandato; ele deve disputar as eleições de
2022 para a Câmara Federal.

• Profissionais do setor de eventos ainda protestam pelo alongamento das restrições impostas pelo Governo do Estado; eles sofrem com a grave crise financeira no setor.

• Ainda não há previsão para o reinício efetivo das aulas presenciais nas escolas públicas do Estado e do Município em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.