Estado Maior

Jogo político na Covid-19

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

O governador Flávio Dino (PCdoB) manifestou insatisfação com o posicionamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que considerou a necessidade de um prazo mais amplo para analisar a eficácia em relação à vacina russa Sputnik V.

Para Dino, não há necessidade de se alongar mais o prazo, tendo em vista documentos prévios disponíveis sobre o imunizante e a aplicação da vacina em outros países.

“Governo Federal quer ainda mais prazo para analisar a vacina Sputnik, largamente empregada em vários países, inclusive a vizinha Argentina. A
Lei 14124/2021 ampara a importação pelos estados da Amazônia e do Nordeste. Não cabe ao governo federal sabotar a Lei, e sim cumpri-la”, escreveu
em seu perfil em rede social.

Flávio Dino afirmou que basta à agência reguladora analisar as informações técnicas disponíveis no país vizinho, a Argentina, que tem utilizado a Sputnik para imunizar a sua população.

A demora pela decisão da Anvisa é vista, pelos opositores do governo federal, como mais um capítulo longo da luta política travada mesmo durante a pandeia da Covid-19.

A Anvisa alega questões técnicas importantes a serem dirimidas. E nos pontos técnicos, na pressa dos governadores e na resistência do Governo Federal não se sabe ao certo quem está “vencendo” na luta política na luta contra a Covid-19.

O certo é que não é a população. São mais de 375 mil pessoas mortas, menos de 15% da população vacinada, mas, ainda assim, o jogo político acima da questão mais importante que é a vida do cidadão.

Críticas
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) usou as redes sociais nesta quarta-feira, dia 21, para culpar o Governo Federal pelo pedido.

A informação foi dada pelo jornal O Globo, de adiamento do prazo de manifestação acerca da importação da vacina Sputnik V pela Anvisa.

Para Flávio Dino, a União deveria cumprir a Lei 14.124 de 2021 que, de acordo com o gestor, ampara a importação pelos estados. Segundo Dino, na Argentina, a vacina é usada corretamente.

Lembrando
No fim do mês de março, Flávio Dino ingressou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para obrigar a Anvisa a cumprir prazo para analisar o pleito dos estados.

Na ação, o comunista pediu manifestação urgente sobre o pedido de autorização formalizado pelos estados para a importação de doses da Sputnik.

O ministro Ricardo Lewandowiski deu prazo de 30 dias para a Anvisa manifestar parecer, positivo ou negativo em relação à importação da vacina.

Difícil
O prazo dado pelo ministro do STF foi contestado pela agência, que pediu mais tempo para decidir sobre a importação da Sputnik.

Se a contestação da Anvisa for levada em consideração pelo STF, a compra do imunizante pode demorar ainda mais.

E na luta com máscaras ideológicas, não fica claro o que é certo ou errado na guerra política de estados contra a União, ou União contra estados.

Obras
A Prefeitura de São Luís vai voltar a fazer obras na área da Fonte do Bispo, no Anel Viário.

Segundo a gestão, a requalificação da Fonte do Bispo busca dar uma nova vida à região do Anel Viário, reconstruindo o local com áreas de lazer, de contemplação, pequenos comércios e transporte de pessoas.

Na gestão anterior, a obra foi feita, mas apresentou problemas com a intensificação das chuvas na capital.

Articulação
O vice-governador, Carlos Brandão, tem o foco em conseguir espaços junto a prefeitos de todo o Maranhão.

O gestor quer deixar claro que tem todas condições de ser o líder do estado quando assumir a gestão, em 2022.

Esta é a estratégia de Brandão contra as ofensivas do senador Weverton Rocha (PDT), que quer ser o nome de Flávio Dino no
próximo ano.

DE OLHO

37 milhões DE DOSES da vacina Sputnik deverão ser compradas pelo Ministério da Saúde

Conteúdo político
O Estado e portal Imirante reforçaram seu noticiário político com uma série de programas em áudio e vídeo. Há bastante conteúdo já disponível na web.

Hoje, entre no ar conteúdo inédito do Giro Político, podcast que prioriza a opinião dos atores políticos do Maranhão.

Já na sexta, será a vez do Politicast, podcast de política de O Estado que analisa a cada semana o cenário da política do Maranhão. E, ainda, o Cartas na Mesa, programa ao vivo, transmitido no Youtube do Imirante, que traz análise dos fatos políticos da semana, sempre às 16h.

E MAIS

• O deputado federal maranhense Josivaldo JP (Podemos) apresentou um projeto de lei na Câmara que propõe a inclusão de pastores e padres na abrangência
de prioridade para a vacinação contra a Covid-19 em todo o país..

• No texto do projeto de lei, o parlamentar sustenta que autoridades eclesiásticas (padres, freiras e sacerdotes) e os pastores evangélicos desempenham atividades essenciais resguardadas em todo o território nacional.

• O parlamentar explica que os líderes religiosos têm dado continuidade a uma missão de “levar uma palavra de esperança" aos doentes e em especial às famílias vitimadas pela pandemia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.