Política | Covid-19

Bancários maranhenses ameaçam greve se não tiverem prioridade na vacina

Em comunicado, sindicato da categoria propõe paralisação das atividades caso os profissionais não sejam incluídos no grupo de prioridade para imunização
José Linhares Jr22/04/2021 às 12h26
Bancários maranhenses ameaçam greve se não tiverem prioridade na vacinaSindicato quer que bancários sejam incluídos no grupo prioritário para vacinação contra a Covid-19 (Flora Dolores / O ESTADO)

Comunicado do Sindicato dos Bancários do Maranhão (Seeb/MA), órgão vinculado a CUT, propõe greve da categoria caso ela não seja inserida entre os grupos prioritários da vacinação. Desde janeiro, o sindicato tem solicitado a municípios, governo do estado e governo federal que os bancários sejam incluídos no grupo de vacinação prioritária contra a Covid-19.

Como justificativa, os sindicalistas afirmam que a categoria exerce atividade essencial que não parou durante a pandemia. A situação nas agências também é levantada como motivador para o atendimento da exigência. Agências fechadas, sem ventilação natural, com aglomerações e alto risco de contágio pelo coronavírus, a fim de pagar o auxílio emergencial e evitar o colapso econômico-social do país.

“Diante da omissão do presidente e do aumento do número de casos e óbitos, recorremos ao governador e aos prefeitos do Maranhão para garantirem a vacina não só para os outros trabalhadores, mas também, para os bancários, devido às peculiaridades já citadas da categoria, a fim de salvar vidas e evitar o colapso do sistema de saúde. Caso, nos próximos dias, não haja uma resposta satisfatória e definitiva do poder público a respeito do pleito da categoria, não restará alternativa a não ser a deflagração de uma greve geral sanitária dos trabalhadores dos bancos”, ameaçou o presidente do SEEB/MA, Eloy Natan.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte