Vacinação

PF indicia profissionais por desviarem Coronavac

Vacina era destinada à imunização da população indígena da região de Barra do Corda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
.
. (CoronaVac)

Maranhão - Um enfermeiro e uma técnica em enfermagem da Saúde Indígena do Polo Base de Barra do Corda foram indiciados pela Polícia Federal (PF) acusados por desviarem doses da vacina Coronavac, que era destinada à imunização da população indígena contra a Covid-19.

A PF informou que instaurou o inquérito, no dia 17 de março, deste ano, para apurar a conduta dos profissionais da área de saúde. A denúncia é de que a técnica em enfermagem utilizou a vacina contra o coronavírus e aplicou em três familiares. A vacinação indevida foi acompanhada pelo enfermeiro a quem a técnica é subordinada.

Policiais federais se deslocaram aos municípios de Barra do Corda e Jenipapo dos Vieiras onde ouviram os envolvidos. Na oportunidade, a técnica de enfermagem confessou a prática delitiva e os parentes vacinados confirmaram o recebimento das doses da vacina Coronavac.

Com isso, a Polícia Federal indiciou a técnica de enfermagem no crime de peculato, enquanto o enfermeiro foi indiciado pelo crime de peculato a título de omissão imprópria, pois figurava na posição de garantidor, possuindo o poder e dever de agir para impedir a vacinação irregular, entretanto manteve-se inerte.

Outras ocorrências
A equipe da Delegacia Especial da Mulher prendeu ontem em cumprimento de ordem judicial um homem, de 24 anos, suspeito de estuprado a própria filha, uma criança de 3 anos de idade, no município de Pinheiro. Há informações que a vítima vinha sendo abusada sexualmente desde quando tinha um ano.

A polícia prendeu ontem na capital dois acusados de roubar veículos e apresentados na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), na Vila Palmeira. De acordo com a polícia, um dos atos cometidos pelos presos ocorreu no dia 12 de março deste ano, no bairro do Radional.

Também na terça-feira, 20, os policiais rodoviários federais prenderam um foragido, nome não revelado, no Km 14 da BR-135, em São Luís. Havia contra ele um mandado de prisão em aberto pelo crime de tráfico de drogas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.