Eleições 2022

Nome de candidato do grupo de Dino sairá após pesquisas, diz senador

Weverton Rocha disse a O Estado que o processo de escolha do nome que disputará o governo em 2022 será balizado por pesquisas qualitativas e quantitativas

Carla Lima/Editora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Dino, Brandão e Weverton publicaram fotos juntos após reunião para tratar das eleições de 2022
Dino, Brandão e Weverton publicaram fotos juntos após reunião para tratar das eleições de 2022 (Dino)

O senador Weverton Rocha (PDT) disse a O Estado que na reunião da quinta-feira, 15, entre ele, o vice-governador Carlos Brandão (Republicanos) e o governador Flávio Dino (PCdoB) resultou num acordo foi firmado para que uma metodologia de escolha do candidato a governador maranhense do grupo seja adotada.

E este processo deverá priorizar pesquisas qualitativas e quantitativas que deverão ser feitas durante 2021. Estas pesquisas, segundo o pedetista, é que balizarão a escolha do nome do grupo do governador Flávio Dino para a sucessão em 2022.

As pesquisas deverão ser o reflexo das articulações ainda segundo senador.

Este acordo entre Dino, Weverton e Brandão inclui a desistência de um dos dois pré-candidatos em prol do outro, caso os números não sejam favoráveis. Desta forma, ainda de acordo com Weverton Rocha, o grupo permanecerá unido.

Este tipo de método usando a pesquisa de intenção de votos já foi usado dentro do grupo do governador Flavio Dino em outras disputas tanto estadual quando aqui em São Luís.

Recorte

Desde o fim das eleições de 2018, que ainda de forma velada, o vice-governador Carlos Brandão e o senador Weverton Rocha iniciaram a disputa para ser o candidato do grupo de Flávio Dino ao governo.

Um racha interno já havia acontecido nos bastidores, mas veio a público com o segundo turno das eleições de 2020 em São Luís. O deputado Duarte Júnior (Republicano) - candidato de Brandão e quem derrotou o candidato de Weverton Rocha - disputa a prefeitura da capital contra Eduardo Braide (Podemos), que recebeu apoio do senador pedetista.

Após este primeiro confronto direto, em janeiro deste ano, Brandão e Rocha voltaram a disputar espaços e desta vez com a eleição da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem). Weverton voltou a levar vantagem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.