Música

Encontro de duas gerações e nações do reggae

Kailash, cantor infantil da Califórnia, lança parceria com Lucas Kastrup, da banda Ponto de Equilíbrio, com o single "Mundo Melhor"

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Música transmite mensagem de um futuro melhor
Música transmite mensagem de um futuro melhor (capa )

São Paulo - Grandes talentos, seja da arte que for, costumam nascer com tal dom e apontar muito cedo suas aptidões. Com o menino da Califórnia, Kailash, 9 anos, fruto de uma relação que une África e Europa, não foi diferente. E sua voz hoje dá o tom para a composição de Lucas Kastrup (baterista da banda Ponto de Equilíbrio), “Mundo Melhor”.

Lançada em todas as plataformas digitais, a canção marca o debut do jovem cantor no Brasil e com interpretação em português. A faixa, que também chega com versão dub, tem distribuição do selo Surforeggae Sound System Brasil.

Já seguidor dos trabalhos de Kailash, o músico Lucas Kastrup foi surpreendido com um post viralizado nas redes sociais do jovem norte-americano com uma interpretação de sua música “Novo Dia”, gravada por Ponto de Equilíbrio e The Congos. Impressionado com a dicção e uso da língua portuguesa, criou-se então uma relação virtual entre os artistas, abrindo portas para futuros lançamentos.

“Essa conexão surgiu durante a pandemia, nesse momento complexo e totalmente virtual em que vivemos. Deste cenário, veio a necessidade de se reinventar, inclusive profissionalmente. Usar a internet como um lugar de construção de relações sociais, de projetos”, conta Lucas. “E foi assim que eu e Kailash nos encontramos pelas redes sociais. Estamos juntos pelo amor ao reggae. Pela paz, igualdade e justiça, como já dizia Bob Marley. E isso vai além de qualquer barreira geracional e linguística”, reflete ele.

Aos três anos, Kailash teve aulas formais em piano clássico, já canalizando o seu dom musical. Atualmente, aos 9 anos, também compõem no violão e canta - tamanha afinação que pediu para não aplicar autotune em nenhuma das parcerias com Lucas. Ele foi educado através de expressões rítmicas de todas as partes do mundo: do Jazz ao Reggae, da música Afro-Cubana e Indiana Clássica, ao Pop Americano.

"Quando eu e meu pai ouvimos os primeiros trechos de ‘Mundo Melhor’, ficamos encantados. Ela é inspiradora e sabíamos que para concluí-la seria necessário foco, dedicação e trabalho duro”, diz Kailash. “Ao ouvir o resultado final, sinto uma sensação boa e muito orgulho. Me sinto sortudo de participar desse projeto", revela ele. Lucas, que compôs a faixa, completa: "A letra de ‘Mundo Melhor’ narra a mensagem de uma criança que convoca a nova geração para a construção de um mundo novo, bom e mais justo.”

Sobre Lucas Kastrup

Lucas, baterista e compositor da banda Ponto de Equilíbrio há mais de 20 anos, mescla a música com a vida acadêmica. Graduado em ciências sociais e especializado em antropologia, com estudo em música e rituais de diferentes culturas, em seu currículo também apresenta mestrado, doutorado e dois pós-doutorados, em 2016 uniu suas paixões e rodou mais de 40 cidades no Brasil com a palestra musical “Na Batida do Reggae”. No evento, ele conta a história da música jamaicana, desde antes da colonização, com ordem cronológica de períodos históricos e músicas de cada época, até o surgimento do reggae. Em 2020, foi contemplado por um prêmio da Secretaria de Cultura e levou a palestra para o ambiente digital. Em 2019, lançou o álbum “Coração Nyahbinghi: Lucas Kastrup & Amigos” e, no ano passado, o single “Reggae Juntinho”, em parceria com a banda Vibrações e a lenda jamaicana Clinton Fearon.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.