Lançamento

Vida real retratada em romance da escritora Lenita Estrela de Sá

Escritora Lenita Estrela de Sá lança, neste domingo, o livro "Os Anéis de Maria", com live transmitida via canal da Editora Penalux, no YouTube

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Escritora Lenita Estrela de Sá começou a ecrever aos 15 anos
Escritora Lenita Estrela de Sá começou a ecrever aos 15 anos (Lenita Estrela de Sá)

São Luís - “Os Anéis de Maria” é o título do décimo quinto livro da escritora Lenita Estrela de Sá, a ser lançado neste domingo (4), às 18h, no canal da Editora Penalux no YouTube. A obra será apresentada em forma de “live”, mediada pelo escritor Cefas Carvalho.

Os exemplares do romance estarão disponíveis na Livraria e Espaço Amei do São Luís Shopping (Jaracati). A escritora tem uma longa trajetória dedicada à literatura e sobressai-se, também, com publicações voltadas ao público infantil.

“Os Anéis de Maria”, com 200 páginas, surgiu do desejo da autora de registrar a luta de uma família humilde, que apostou todas as fichas na educação. Segundo Lenita Estrela de Sá, o romance, que se passa em São Luís, retrata a história de vida real do casal Maria e Inácio, que busca melhorar de vida, tendo de conciliar trabalho exaustivo, estudos, ambições e, claro, o casamento.

“É em 1940 e com um Brasil explorador e machista como pano de fundo que a história se desenrola, até os anos 1980, quando termina. Alguns acontecimentos marcantes na cidade, a exemplo do naufrágio do vapor Maria Celeste, estão presentes no livro”, antecipa Lenita Estrela de Sá.

“Os Anéis de Maria” é um projeto literário iniciado há três anos, conforme a autora. “Todo romance exige do autor uma longa travessia por suas emoções e vivências, até chegar à editora e, a seguir, ao leitor. O livro também requereu pesquisa história, em livros e jornais, sobretudo quanto ao período de desenvolvimento da indústria têxtil em São Luís, pois Maria, a protagonista, foi operária”, detalha Lenita, que também começou a escrever outro romance, sobre a migração nordestina para São Paulo, ainda sem título.

Isolamento

A maranhense “aproveitou” o isolamento social para organizar o lançamento do livro, resguardando-se em casa o quanto pôde. Além disso, ela afirma que está lendo bastante. Recentemente, mergulhou na história de “Carta à Rainha Louca”, de Maria Valéria Rezende, finalista do prêmio Jaubti.

“Neste momento difícil de pandemia, todos os artistas, dos atores aos escritores, tiveram que reinventar modos de expressão de sua arte, de modo a não interromperem seu fazer artístico. Lançar um livro por intermédio de uma ‘live’ é, sem dúvida, um exemplo disso”, opina.

Lenita Estrela de Sá tem usado bastante as redes sociais para se comunicar com seus leitores e admiradores. “É sempre uma troca muito enriquecedora. Eu mesma já publiquei contos e poemas pela internet, o que me levou a uma rica situação. O escritor paulista Rubens Jardim, autor do blog ‘As Mulheres Poetas’, entrou em contato comigo e com escritoras de todo o país. Esse imenso trabalho resultou num e-book intitulado ‘As Mulheres Poetas na Literatura Brasileira’, a ser editado em livro neste mês de abril, pela Editora Arribaçã, de Linaldo Guedes”, finaliza.

Trajetória

A escritora é graduada em Direito e Letras, com pós-graduação em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Materna e Estrangeira. Ela começou a escrever muito jovem. Perto dos 15 anos, estimulada por um encontro com Josué Montello, publicou seu primeiro artigo no jornal O Imparcial, intitulado “Alcântara na Festa do Divino”.

Seu primeiro livro de poesia, chamado “Reflexo”, foi lançado quando tinha 17 anos. A peça “Ana do Maranhão” foi escrita aos 19 anos, baseando-se em obra do historiador maranhense Jerônimo de Viveiros, tendo sido relançada em 2012. Escreveu também vários textos para o público infantil, como “A Filha de Pai Francisco’’ e “A Largatinha Crisencrise”.

O livro de poemas “Pincelada de Dali e Outros Poemas” foi prefaciado por Ferreira Gullar, enquanto “Antídoto”, também de poesias e publicado em 2017, pela Editora Sete Letras, possui apresentação do poeta Salgado Maranhão. Em 2018, pela mesma editora, publicou “Brasas Ardentes nas Pontas dos Dedos”, livro com 14 contos.

Ela foi incluída por Rubens Jardim na antologia “As Mulheres Poetas na Literatura Brasileira” e seu nome é citado no Dicionário Crítico de Escritoras Brasileiras, de Nelly Novaes Coelho. Lenita tem contos e poemas publicados em diversas antologias e revistas.


Serviço

O quê

Lançamento do livro “Os Anéis de Maria”

Quando

Neste domingo, às 18h

Onde

No canal da Editora Penalux no YouTube

Preço do livro

R$ 40,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.