Aglomeração

Covid: pessoas aproveitam a Sexta-Feira Santa na praia

Na Avenida Litorânea, havia aglomerações e várias pessoas andando, correndo e jogando bola sem máscara de proteção; bares que estavam abertos fizeram promoções para atrair clientes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Praia ficou movimentada no feriado, mas faltou cumprimento de medidas sanitárias em alguns grupos de pessoas
Praia ficou movimentada no feriado, mas faltou cumprimento de medidas sanitárias em alguns grupos de pessoas (praia)

São Luís - Muitas pessoas, que foram aproveitar o feriado de Sexta-Feira Santa, 2, nas praias ao longo da Avenida Litorânea, descumpriram as normas sanitárias decretadas pelo governo estadual para evitar a proliferação da Covid-19. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) mostram que até a última quinta-feira, 1º, havia 243.720 casos confirmados de coronavírus em todo o estado e 6.108 óbitos.

No calçadão da orla, havia grupo de pessoas fazendo caminhada ou correndo, sem usar máscara no rosto, inclusive, crianças e idosos. Enquanto, na areia era possível observar jovens jogando futebol ou vôlei e não usavam nenhum tipo de proteção contra o coronavírus. Ao longo da praia ainda havia vários pontos de aglomeração de pessoas.

A funcionária Ana Júlia Mesquita, de 34 anos, disse que não tinha como ficar pegando sol na praia usando máscara. “Vim aproveitar o meu feriado na praia e não tem como ficar no sol com a máscara no rosto, mas, pelo menos, estou um pouco isolada dos outros banhistas”, alegou.

O comerciante Marcos Antônio Almeida, de 45 anos, foi com a família à praia e liberou os filhos para ficarem sem máscara somente durante o banho de mar. “Liberei os meninos quando estivessem no mar, mas criança é danada e devemos ficar de olho”, explicou.

O funcionário público Cláudio Silva, de 38 anos, contou que não consegue correr usando máscara no rosto. “Corro na Litorânea já faz um tempo, mas, ainda não me acostumei ficar com a máscara. Fico sem ar e devido a isso acabo tirando, mas, sei que é um perigo”, disse Cláudio Silva.

Bares vazios
Os bares da Litorânea, que estavam abertos, tinham poucos clientes. Carlos Menezes, que possui um bar nessa localidade, declarou que o movimento estava muito fraco e estava pensando em fazer desconto em alguns pratos e bebidas para atrair a clientela.

Marcos Silva, que trabalha como garçom, disse que durante a manhã de ontem recebeu apenas dois fregueses e, na quinta-feira, 1º, teve apenas três clientes. “O povo está vindo à praia, mas a maior parte é para fazer caminhada, correr ou tomar banho de mar”, comentou o garçom.

A doméstica Sílvia Amélia, de 28 anos, disse que tem o costume de curtir a praia com os filhos durante os feriados, mas, na maioria das vezes, leva comida e bebida de casa. “As coisas nos bares são caras e estamos vivendo em uma época que o dinheiro está difícil”, frisou Sílvia Almeida.

SAIBA MAIS

Na Sexta-Feira Santa é a data em que os cristãos relembram o dia em que Jesus Cristo morreu crucificado. Também é chamada de Sexta Feira da Paixão, porque com origem do latim, paixão significa sofrimento. De acordo com a Lei n.º 9.093, a Sexta-Feira Santa é um feriado federal que se realiza na semana santa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.