Arte em Cores

Projeto incentiva artistas do Maranhão e do Pará

Projeto Arte em Cores reúne trabalhos de artistas dos dois estados que podem ser vistos na internet

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Artista executa uma das obras que compõe o  projeto
Artista executa uma das obras que compõe o projeto (projeto vale)

São Luís - Painéis de arte inspirados em técnicas como grafite, estêncil e colagem produzidos por artistas do Maranhão e do Pará compõem o projeto Arte em Cores, que leva múltiplas linguagens da arte urbana para a realidade de jovens talentos e artistas já reconhecidos de quinze municípios de ambos os estados.
A iniciativa, adaptada para ser realizada durante a pandemia, tem patrocínio da Vale, via Lei de Incentivo à Cultura. O resultado pode ser visto no site https://www.arteemcores.art.br/ e nas redes sociais.

O Arte em Cores beneficiou jovens dos municípios maranhenses de Arari, Vitória do Mearim, Igarapé do Meio, Santa Inês, Pindaré-Mirim, Alto Alegre do Pindaré, Açailândia e São Pedro da Água Branca. No Pará, os contemplados estavam nos municípios de Bom Jesus do Tocantins, Marabá, Curionópolis, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Ourilândia do Norte e Tucumã.

Os trabalhos estão disponíveis ao público nas duas salas da galeria virtual no site do projeto. Na Galeria Encontro das Águas, em homenagem à sinergia artística dos representantes dos estados do Pará e Maranhão, os 48 painéis produzidos na primeira etapa do Arte em Cores estão expostos. Os trabalhos refletem o talento, a sagacidade e as experiências coletivas dos participantes durante as atividades de formação à distância.

A Sala Gurupi, que homenageia o rio que banha a divisa entre os dois estados, o Pará e Maranhão, apresenta os dez artistas escolhidos pelos jurados para representar suas comunidades e todos os participantes do projeto na criação coletiva de dois painéis de arte urbana, em Marabá (PA) e Açailândia (MA), realizada em dezembro.
Para o artista plástico, Eder Alves de Sousa, do município de São Pedro da Água Branca, participar do projeto foi uma oportunidade de projetar uma de suas paixões: a pintura. "Chegamos nessa vida como uma tela em branco. Nossas decisões vão colorindo essa tela, assim como situações em nossa volta. Vejo esse projeto, ainda mais em uma cidade tão pequena como a minha como mais uma pincelada importante nesse quadro da vida".

Projeto
Entre as ações do projeto, ocorreu o envio de 340 kits para a realização de oficinas de artes plásticas com crianças e jovens de escolas públicas das regiões atendidas pelo projeto. Os kits foram entregues para representantes dos municípios maranhenses de Açailândia e Alto Alegre do Pindaré, além de Marabá, no Pará.

Na fase inicial, o projeto selecionou 48 propostas de trabalhos dentre as 130 inscritas no edital publicado em setembro do ano passado. Do total das 111 inscrições validadas, 40% foram de mulheres. O projeto também promoveu oficinas on-line e presenciais de formação, contribuindo para o aperfeiçoamento técnico dos participantes e viabilizou atendimento remoto às intervenções artísticas. Foram distribuídos R$ 75 mil em premiação para os participantes.

Nos meses de outubro e novembro de 2020, o Arte em Cores deu suporte à produção dos 48 participantes nas suas respectivas localidades. O caminhão do projeto percorreu 6.000 km para entregar na residência de cada artista - cumprindo todos protocolos e medidas preventivas de combate a pandemia - um kit para a produção das obras. Depois de produzidas, as obras foram recolhidas e levadas para o Centro Cultural Tatajuba, parceiro do projeto, em Imperatriz (MA).

Na avaliação de Gilberto Scarpa, coordenador e curador do projeto, a edição revelou um potencial artístico que estava circunscrito às comunidades e ultrapassou fronteiras. "E isso foi mérito dos participantes, que atuaram com muito comprometimento, senso de coletividade e profissionalismo. Eles valorizaram sobremaneira todo o esforço feito para que o Arte em Cores fosse realizado, mesmo nestas condições adversas, e isso nos motiva ainda mais para organizar novas edições", projeta.

O trabalho dos participantes do Arte em Cores é sucesso também nas redes sociais. Entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021, a divulgação do projeto no Facebook e no Instagram alcançou mais de quatro milhões de usuários. A galeria virtual hospedada no site do projeto recebeu quase 30 mil visitas de todo o país e também do exterior. O projeto Arte em Cores tem apoio do Instituto Tatajuba, e é realizado pela Vivas Cultura e Esporte, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura - Governo Federal.l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.