Morte de estrangeiro

Suspeito de matar italiano é preso no município de Pedro do Rosário

Vítima tinha empreendimentos na Ilha e foi encontrada morta na cozinha de seu sítio, em Paço do Lumiar

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
.
. (Estrangeiro)

São Luís - Um dos suspeitos de ter assassinado o italiano Alfredo Catalani, de 69 anos, no dia 18 de fevereiro do ao passado, foi preso ontem, durante incursão policial na cidade de Pedro do Rosário. De acordo com a polícia, o estrangeiro tinha vários empreendimentos na Grande llha e foi encontrado morto na cozinha do seu sítio, localizado nas proximidades do Viva da Maioba, em Paço do Lumiar.

O delegado Felipe César, da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP), informou que o caso vinha sendo investigado e ficou constatado que um dos acusados estava se escondendo na zona rural de Pedro do Rosário.

A equipe da SHPP informou a guarnições da Polícia Militar de Pedro do Rosário e ontem conseguiram prender o criminoso em uma residência, localizada em um povoado daquela cidade. O homem foi transferido ainda na sexta-feira para a capital. “O acusado vai ser ouvido na SHPP e será encaminhado para Pedrinhas. As investigações vão continuar para prender os outros envolvidos nesse crime”, explicou o delegado.

Assassinato

O italiano residia sozinho há quatro anos no sítio, em Paço do Lumiar, onde moradores da área tinham o costume de pegar frutas de forma gratuita. No dia 18 de fevereiro do ano passado, os vizinhos, ao terem acesso ao sítio, encontraram o corpo do estrangeiro no piso da cozinha.

A polícia foi acionada. Os peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) constataram que havia marcas de tiros no peito esquerdo e na coxa da vítima. O corpo do estrangeiro foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, para ser autopsiado e, logo após, liberado para os familiares. No começo do ano passado, criminosos tentaram roubar o sítio do estrangeiro, mas foram presos pela polícia. Um dos bandidos foi reconhecido pelo italiano.

Outro italiano
Também em Paço do Lumiar foi morto outro italiano, identificado como Carmélo Mario Calabrese, de 65 anos. De acordo com a polícia, um grupo criminoso invadiu o sítio do estrangeiro, no Alto do Laranjal, no dia 6 de março de 2019. O corpo da vítima foi encontrado nas margens do Rio Tibiri, na zona rural de São Luís, e levado para o IML, mas, somente foi reconhecido pelos amigos, no dia 11.

O caso foi investigado pela equipe da SHPP. No dia 2 de abril de 2019, a polícia conseguiu prender os criminosos e foram identificados como Lucas Sá Meneses Silva, Luquinha; Manoel de Jesus Gomes da Silva, Mateus Alves da Conceição, Piu Piu; Artur Silva Rocha, Xita; Anderson Soares Paulino, Lourinho; Milena Conceição Santana; Cleudilene Silva Fonseca, Chinesinha; e Airton da Cruz da Silva, Escaringa. Eles foram indiciados pelo crime de latrocínio devido, além de cometerem o assassinato, roubaram vários objetos de valor e o veículo do estrangeiro.

Mais prisões
A polícia prendeu ontem na Cidade Olímpica um dos envolvidos do triplo homicídio, ocorrido no último dia 22, no município de Peritoró. As vítimas foram Sílvia Regina Lima, de 48 anos; Bianca Regina Lima de Queiroz, de 28 anos, sendo mãe e filha respectivamente; e Luciana de Sousa. Uma criança, de 3 anos, foi baleada na perna direita, mas de acordo com a polícia, não corre risco de morte.

A polícia informou que o detido vai ser encaminhado para Peritoró para ser ouvido e já foram identificados mais três envolvidos nesse ato criminoso. Eles são integrantes de uma facção criminosa da capital e a motivação desse crime está relacionada à disputa por pontos de venda de droga.

Em Imperatriz foi preso ontem um faccionado suspeito de ter assassinado Ruan Gonçalves da Silva. O crime ocorreu no dia 25 de novembro de 2019, nessa cidade. Ainda segundo a polícia, o detido também é suspeito da morte do jogador de futebol, Jheimison Santos Rodrigues, no último dia 3.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.