Oficina

Fotografia, preservação e memória em evento on-line

História do Instituto Federal de Educação do Maranhão é ressaltada no projeto Memorial IFMA, que tem programação aberta ao público, transmitida pelo Youtube

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Uma das fotografias que compõe a mostra “Heber Macambira”
Uma das fotografias que compõe a mostra “Heber Macambira” (Antiga escola técnica)

São Luís - Ocorre hoje, a partir das 14h15, de forma on-line, a oficina de experimentos fotográficos “Reconstruindo Memórias: limpeza, higienização e guarda de fotografias vernaculares”. A ação integra o último dia da programação da primeira edição do projeto Memorial IFMA Itinerante que tem transmissão pela TV IFMA, no Youtube. A iniciativa é aberta ao público.

Ainda como parte da programação do dia, haverá exposição biográfica “Heber Macambira” com o tema “A preservação da memória do IFMA: importância e desafios”. A oficina será ministrada pelos professores Carlos Eduardo Cordeiro (IFMA/CCH) e Adson Barros de Carvalho. Já a exposição tem a curadoria dos professores Andrea Luisa Frazão Silva ( IFMA/CCH) e Diêgo Lobato. A palestra de encerramento será apresentada pela professora Creudecy Costa da Silva, mestre em Ciências Sociais pela UFMA e uma das coordenadoras do projeto Memorial IFMA.

A primeira edição do projeto reúne os campi da Região Metropolitana de São Luís – Alcântara, Centro Histórico, Maracanã, Monte Castelo e São José de Ribamar. Ontem, primeiro dia de programação, ocorreu a mesa-redonda “Conservação em Museus”, com Mariana Estellita Lins Silva, professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e doutora em Artes Visuais (linha de pesquisa – História e Crítica de Arte) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Paulo César Alves Carvalho, professor da UFMA e especialista em História do Maranhão também pela UFMA; Adriana Araújo, professora do IFMA e doutora em Química pelo Instituto de Química de Araraquara, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); e Diêgo Lobato, professor do IFMA e mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM- SP).

Projeto

O Memorial IFMA é um projeto de extensão vinculado ao projeto estratégico Centro de Preservação da Memória da instituição Ele foi iniciado em 2015, com o objetivo de preservar, valorizar e divulgar a memória institucional por meio da implantação de um espaço que sirva de referência para a exposição do patrimônio material (fotografia, mobília, louças, troféus, arte sacra, vestuário, instrumentos musicais, etc.) e promoção de acervo imaterial voltados para o desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa, extensão e valorização da educação profissional no Maranhão.

Programação

Hoje

14h15 – Oficina de Experimentos Fotográficos “Reconstruindo Memórias: limpeza, higienização e guarda de fotografias vernaculares”

– Prof. Carlos Eduardo Cordeiro (IFMA-CCH)

– Prof. Adson Luís Barros de Carvalho (egresso do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do IFMA-CCH)

15h15 – Exposição Biográfica Heber Macambira

Curadores:

– Prof. Me. Diego Jorge Lobato (IFMA-CCH)

– Profa. Ma. Andrea Luísa Frazão Silva (IFMA – CCH)

16h30 – Encerramento

Palestra “Preservação da Memória do IFMA: importância e desafios”

– Profa. Ma. Creudecy Costa da Silva (IFMA-CCH) – Coordenação do Projeto Memorial IFMA

Serviço

O quê

Oficina e exposição fotográficas do projeto Memorial IFMA

Quando

Hoje, a partir das 14h15

Onde

TV IFMA, no Youtube

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.