Partido político

Roseana anuncia candidatura à presidência do MDB no MA

Ex-governadora decidiu retomar a direção do seu partido para a disputa das eleições de 2022; João Alberto, atual presidente da sigla, fica no cargo até o mês de junho deste ano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(Roseana Sarney)

SÃO LUÍS - Prestes a voltar definitivamente à carreira política - com uma candidatura em 2022 -, a ex-governadora Roseana Sarney decidiu também retomar atividades de comando no seu partido, o MDB.

Na manhã de ontem, ela anunciou que será candidata a presidente estadual da sigla, em eleição marcada para junho.

"Quero contar com os nossos eleitores do MDB”, destacou.

A candidatura da ex-gestora do Estado foi lançada em reunião da Executiva Estadual da legenda, realizada em São Luís.

No encontro, ficou decidido que o mandato do atual presidente, ex-senador João Alberto, que ocupa o atual cargo desde 2019 - quando já havia sido reconduzido ao posto -, será estendido por pouco mais de mais dois meses, até junho, quando será realizada nova eleição.

"Acabei de participar da reunião da Executiva Estadual do MDB. Ficou decidida a prorrogação dos mandatos do Diretório até junho próximo, quando serão eleitos os novos membros. Nosso objetivo é fortalecer o partido para as próximas eleições”, destacou Roseana após a reunião.

O tempo foi considerado por liderança do partido como satisfatório para uma reorganização dos quadros emedebistas no Maranhão, antes do pleito.

Candidatura

O movimento da ex-governadora coincide com recente declaração dela, em entrevista à TV Mirante, dando conta de que pode mesmo ser candidata a deputada federal em 2022.

Segundo a emedebista, uma decisão ainda não está tomada. Mas o rumo pode mesmo ser esse.

“A princípio eu estaria disposta a sair como deputada federal, mas ainda eu estou pensando e vou ver qual a melhor posição para eu representar o meu estado. Não é só o cargo pelo cargo, eu quero servir ao Maranhão, eu quero servir ao meu estado e servir também às nossas mulheres”, disse.

A declaração confirma informação do deputado estadual Roberto Costa, que em janeiro já havia adiantado o destino da emedebista, quando muitos cogitavam uma candidatura ao Senado.

“A ex-governadora Roseana, não tem interesse em disputar o Senado”, declarou o parlamentar, na ocasião.

Roseana vai disputar as eleições de 2022

No início do mês de fevereiro deste ano, a ex-governadora Roseana Sarney anunciou a decisão de disputar as eleições de 2022. Na ocasião, contudo, ela ponderou que o projeto dependeria da “vontade partidária” e das pesquisas de opinião.

No quadro “Bastidores” do Bom Dia Mirante, Roseana declarou ao jornalista Clóvis Cabalau que ainda não definiu qual cargo disputará. Ela adiantou, no entanto, que pretende disputar uma vaga na Câmara Federal.

“A princípio estaria propensa a sair como deputada federal. Vamos ver qual melhor opção para representar ao Estado. Não é somente o cargo pelo cargo, mas servir principalmente as nossas mulheres”, disse.

Na ocasião da entrevista, a emedebista lembrou que em 2018 teve o seu nome submetido à avaliação eleitoral e perdeu. Roseana considerou que a derrota nas urnas à época – ao disputar a chefia do Executivo estadual – fez parte do jogo sucessório.

“Sempre fui política na vida. Dei uma pausa, mas me candidatei nas últimas eleições. É natural, você ganha ou você perde. Estou me preparando para a próxima”, afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.