Emergencial

Anvisa cobra documentação para autorização da Sputnik V

Segundo agência, prazo para repasse de dados vence em 16 de maio; vacina russa contra a Covid-19 já é usada em países vizinhos, como a Argentina

O Globo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(Sputnik)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cobrou a farmacêutica União Química, responsável pela produção da vacina russa Sputink V no Brasil, para que entregue dados sobre o imunizante sob análise do órgão. Segundo a agência, a União Química tem até o dia 16 de maio para enviar as informações complementares, quando acaba o prazo de 120 dias para fornecimento de dados no processo.

A União Química entrou com o pedido de autorização emergencial de uso na Anvisa no dia 15 de janeiro, mas já no dia seguinte teve o pedido "devolvido" pela agência por não se adequar aos requisitos. Desde então a Anvisa solicita informações complementares para que possa fazer a análise do imunizante.

De acordo com a agência, deste então já foram realizadas 15 reuniões entre a Anvisa e a União Química para orientar sobre os trâmites do pedido de autorização emergencial de uso.

"Por fim, no dia 18 de março, a Anvisa reiterou no processo a necessidade de complementação da documentação. Até o momento a Anvisa não recebeu nenhuma documentação complementar que foi solicitada na exigência", diz nota da Anvisa.

Enquanto a farmacêutica não avança na autorização da vacina, o governo brasileiro já comprou 10 milhões de doses da Sputnik V. Além disso, o Consórcio de Governadores do Nordeste já adquiriu 37 milhões de doses da vacina, que serão integradas ao Plano Nacional de Imunicação.

Em nota publicada na última quinta-feira, após reunião com a União Química sobre a Sputnik V, a Anvisa respondeu às críticas a respeito do processo e afirmou que "não tem predileção nem exerce favorecimento a nenhuma empresa."

Procurada pelo GLOBO, a União Química ainda não retornou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.