Ação

Caminhada Amor pelo 21 ocorre este ano em sistema drive thru em SL

Iniciativa do Projeto Ludic, em comemoração ao Dia Internacional das Pessoas com Síndrome de Down (21 de março), ocorrerá no próximo domingo, às 9h, no Cohafuma

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Terapeuta Ocupacional Rôse Cristina Bello, coordenadora do Projeto Ludic e idealizadora do evento
Terapeuta Ocupacional Rôse Cristina Bello, coordenadora do Projeto Ludic e idealizadora do evento (Rôse Cristina Bello, coordenadora do Projeto Ludic )

São Luís - A Caminhada Amor pelo 21, promovida anualmente em São Luís pelo Projeto Ludic, em comemoração ao Dia Internacional das Pessoas com Síndrome de Down (21 de março), ocorrerá no próximo domingo, às 9h, em frente ao Pátio Jardins, no Cohafuma. Porém, em atendimento aos protocolos sanitários de evitar aglomeração para o combate a Covid-19, a edição deste ano será diferente, se dará por meio de drive thru.

A Terapeuta Ocupacional Rôse Cristina Bello, coordenadora do Projeto Ludic, disse que assim como em 2020, este ano também não foi possível realizar a tradicional caminhada, devido à pandemia, mas para não deixar passar a data em branco, pais e filhos participarão da atividade por meio de drive thru, cada um no seu veículo.

“A família Ludic estará à espera dos nossos amigos, seguindo à risca todos os protocolos sanitários contra a Covid-19. Garantimos que será um momento inesquecível e que entrará na história. Faremos uma linda festa para cada carro que passar”, ressalta Rôse Cristina Bello, ao informar ainda que cada família receberá um kit.

O objetivo maior do evento é chamar a atenção da comunidade em geral, para as necessidades das pessoas com Síndrome de Down, tanto em relação à inclusão, quanto a respeito. Segundo Rôse Cristina Bello, ainda há muito preconceito, mas que iniciativas como essa contribuem para inclusão, comunicação e interação entre as crianças, seus familiares e sociedade.

O Dia Internacional da Síndrome de Down está no calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo comemorado pelos 193 países-membros.

A Síndrome de Down não é uma doença, e sim uma mutação do material genético humano, no caso o cromossomo 21. Esta alteração afeta o indivíduo manifestando características físicas especificas. Sendo assim, as intervenções da terapia ocupacional em crianças com Síndrome de Down são fundamentais para aprimorar as atividades diárias e práticas da vida, promovendo de forma cognitiva, motora e psíquica as potencialidades e trazendo o bem-estar e a qualidade de vida destas crianças para viver e conviver em sociedade.

Estima-se que no Brasil um em cada 700 nascimentos ocorre o caso de trissomia 21, que totaliza em torno de 270 mil pessoas com síndrome de Down.

Crianças com síndrome de Down precisam ser estimuladas desde o nascimento para que sejam capazes de vencer as limitações que essa alteração genética lhes impõe. Como têm necessidades específicas de saúde e aprendizagem, exigem assistência profissional multidisciplinar e atenção permanente dos pais. O objetivo deve ser sempre habilitá-las para o convívio e a participação social.

Mais

O interessado em participar do Drive Thru Caminhada Amor pelo 21, pode entrar em contato com a coordenadora do projeto, Rôse Cristina Bello pelo telefone (98) 98258-3307, ou pelas redes sociais Facebook projetoLudic e Instagram @ludic.terapia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.