Estado Maior

Que dê certo

OEstadoMA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17

Em meio ao negacionismo do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e da falta de uma coordenação central para o combate à pandemia da Covid-19 no Brasil, soou como um alento a notícia de que o Consórcio Nordeste fechou com o Fundo Soberano Russo a compra de 37 milhões de doses da vacina Sputnik V.

Mais ainda: os imunizantes, segundo informação do Ministério da Saúde, não serão destinados apenas aos estados nordestinos, mas a todo o país – com distribuição pela própria pasta.

De acordo com o planejado, haverá a entrega de 2 milhões de doses ainda em abril e de outras 5 milhões em maio.

É uma contribuição e tanto do Nordeste para a luta contra o novo coronavírus no país. E o desejo de todos aqueles que não negam a necessidade de empenho contra esse mal é que o negócio seja efetivado de fato.

Não se pode deixar de lembrar, contudo, que o mesmo consórcio, que agora anuncia a compra de milhões de doses da vacina russa, já chegou a fechar, durante a pandemia, duas compras de respiradores do exterior.

Na primeira, tomou um calote milionário. E não sabe se receberá o dinheiro de volta.

Na segunda, até conseguiu cancelar a compra e ser ressarcido dos valores. Mas, como a aquisição havia sido feita em moeda estrangeira, a variação cambial acabou forçando o colegiado a devolver aos estados menos do que recebera.

Que tenha servido de lição.


Falando nisso...

O presidente da Famem, Erlanio Xavier, comentou a iniciativa do Consórcio Nordeste de providenciar a compra de doses de vacina russa Sputnik V.

Segundo ele, numa negociação fechada no ano passado, os governadores obtiveram desconto na compra do imunizante, ficando a unidade pelo valor de US$ 9,95.

- O Brasil está passando por uma crise sem precedentes em termos de ameaça à vida. A decisão dos governadores em firmar este pacto pela vida neste momento é uma iniciativa sem precedentes -, destacou.


Aliado

O governador Flávio Dino (PCdoB) voltou a criticar a conduta do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), diante da pandemia da Covid-19.

Segundo ele, seu adversário político é “aliado do coronavírus”.

- Com uma economia em recessão, aumentar a taxa de juros pode aprofundar o desastre social já configurado. Só haverá solução para os problemas econômicos se Bolsonaro deixar de ser aliado do coronavírus -, declarou, no Twitter.

Exemplo

O deputado federal Edilázio Júnior (PSD) classificou como um 'exemplo' a decisão do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), de não aumentar ICMS naquele estado.

Na semana passada, Ratinho rechaçou aumentar impostos sobre combustíveis e justificou que esse é um momento difícil para a população.

Para Edilázio, uma lição ao Maranhão, que nos últimos cinco anos sofreu três reajustes de ICMS - todos aprovados pela Assembleia, é bom lembrar.

Velhos problemas

A chuva forte que caiu na madrugada e manhã de ontem em São Luís provocou muitos transtornos à população.

Ruas e avenidas alagadas não permitiram o tráfego de veículos e a circulação de pedestres que se deslocavam para os seus locais de trabalho.

Problema antigo e muito conhecido do cidadão ludovicense.


Vai fiscalizar

O deputado estadual Wellington do Curso (PSDB) participou ontem da primeira reunião da CPI dos Combustíveis, na Assembleia Legislativa. E mandou avisar que vai fiscalizar o trabalho dos colegas.

A Comissão é presidida pelo deputado Duarte Júnior (Republicanos), a quem, aparentemente, o tucano mandou um recado ao se pronunciar.

- É característica minha a atuação constante para diminuir o preço dos combustíveis no Maranhão. Estarei presente em todas as reuniões para que a CPI traga resultados e não apenas mídia - disse.


De olho

R$ 2 bilhões, aproximadamente, é quanto o Consórcio Nordeste deve pagar por 37 milhões de doses da vacina russa Sputnik V.

Correndo atrás

Confirmando o anunciado pela coluna na semana passada, o governador Flávio Dino (PCdoB) vai abrir novos espaços para o PT.

O partido cobrou a fatura depois do fortalecimento do ex-presidente Lula, com a anulação das suas condenações na Lava Jato.

Lawrence Melo, que caiu da MOB, deve assumir um posto na Articulação Política. Outra vaga deve ser aberta a um petista na Cultura.


E mais

- A prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge (PSL), tem enfrentado problemas na Câmara Municipal para aprovar projetos que visam ao combate à pandemia.

- Por lá, a guerra entre vereadores da base governista e de oposição simplesmente tem inviabilizado as sessões plenárias.

- 15 de abril é a data até quando ficarão suspensas as atividades presenciais no Poder Judiciário do Maranhão, segundo nova portaria editada pela presidência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.