Sebastião Vanderlaan de Almeida Rolim - presidente da Apae

Uma causa de amor em prol da inclusão

Ele tem sido incansável para dar continuidade ao trabalho realizado na Apae de São Luís, que está completando 50 anos de história

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Vanderlaan Rolim está à frente da Apae de São Luís
Vanderlaan Rolim está à frente da Apae de São Luís (vanderlaan rolim)

São Luís- Quando trocou sua terra natal, Juazeiro do Norte (CE) por São Luís, aos 17 anos, Sebastião Vanderlaan de Almeida Rolim acompanhou a família de comerciantes e nem imaginava a grande obra social que anos mais tarde abraçaria com abnegação e tendo a missão de perpetuar um legado de trabalho e amor, cuja nobre missão era garantir inclusão e dignidade às pessoas com deficiência, por meio da oferta de educação, reabilitação e saúde.

É a Apae de São Luís (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), entidade que entraria na vida de Vanderlaan por laços de amor, ao casar-se com a advogada Conceição Rolim, filha do fundador da entidade, o auditor fiscal e professor de Direito (UFMA) Expedito Alves de Melo, um incansável lutador em prol da causa da inclusão da pessoa com deficiência.

Dois dos cinco filhos de seu Expedito e dona Antônia Zeile (Antuninha) desenvolveram deficiência intelectual e, graças à entidade que ele e a esposa implantaram, somando esforços com outros pais, muitos maranhenses, incluindo seus filhos Joaquim Felipe Lima Melo Jr. (hoje com 65 anos) e Raimundo Alberto Lima Melo (50 anos) tiveram acesso à educação e uma vida pautada pela dignidade, acolhimento familiar e produtividade.
Após o falecimento do professor Expedito, em 2014, o genro Vanderlaan se envolveu ainda mais diretamente na administração da Apae de São Luís, ajudando a perpetuar a grandiosa obra deixada pelo fundador, e que incluía, também, desde 1998, a Faculdade Santa Terezinha (CEST), criada para inicialmente para preencher uma lacuna na formação de profissionais de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Hoje, a instituição conta com 11 cursos e é sinônimo de excelência acadêmica, mas tendo o foco social como diferencial.

Formação
Bacharel em Direito e Administração de Empresas, ele é pós-graduado em Gestão Empresarial, além de empresário do ramo de calçados e esportes, com ampla experiência no comércio atacadista e varejista. E foi essa expertise em gestão que ele levou para a Apae de São Luís, desde que assumiu a entidade. Inicialmente, atuou por anos como membro do Conselho Fiscal. De 2014 a 2016, atuou como vice-presidente. No período de 2017 a 2019, foi eleito pela primeira vez presidente, cargo que ocupa agora, aos 57 anos de idade, pela segunda vez nesse triênio de 2020-2022.

“Inicialmente, a Apae de São Luís teve como área pioneira a Educação, para em seguida ampliar e oferecer atendimentos, também, nas áreas de reabilitação e saúde (contando com convênio com o SUS / Sistema Único de Saúde). A luta do professor Expedito e dos demais pais que fundaram a Apae de São Luís não foi só para viabilizar a instituição, mas também para combater o forte preconceito da época, em uma sociedade que simplesmente estigmatizava, marginalizava e excluía as pessoas com deficiência. Graças ao apoio decisivo da então primeira dama do Estado, Dona Eney Santana, no dia 10 de março de 1971, foi fundada a Apae de São Luís, sendo essa a primeira Apae criada em todo o Maranhão”, recorda o atual presidente.
A esposa e advogada Conceição Rolim é seu braço direito na instituição, onde atua como consultora jurídica da Apae de São Luis e faz parte da atual Diretoria da Faculdade Santa Terezinha (CEST). Já as duas filhas do casal, Eva Caroline Melo Rolim (médica residente) e Ana Zeile Melo Rolim (acadêmica) optaram pela área da saúde.

Obra

Para o casal, esse trabalho social na instituição é uma causa de amor e de propósito, cuja obra só cresce a cada dia e conta com o apoio fundamental de outros voluntários que integram a Diretoria e os Conselhos Administrativo e Fiscal, além de um competente staff de colaboradores, igualmente entusiastas da causa da inclusão e desenvolvimento das pessoas com deficiência.

“Completamos 50 anos de muito trabalho e grandes conquistas, transformando não somente a vida dos nossos alunos, mas de muitas famílias. A escola Eney Santana e os demais setores da Apae de São Luís atuam com o objetivo maior de transformar a vida das pessoas com deficiência. Ao darmos o ambiente e as devidas condições para o desenvolvimento cognitivo, social e psicomotor o que se observa é o desabrochar de pessoas que podem e devem ser produtivas, e incluídas com dignidade na sociedade. Atuamos nesses eixos principais que são a Assistência Social, Saúde, Educação (Escolarização, Educação e Qualificação Profissional e Inclusão no Mercado de Trabalho), Reabilitação, Arte e Cultura. Como diz o nosso slogan, todos aqui somos APAExonados por essa causa”, explica Vanderlaan.

Crescimento
Vale destacar que a instituição foi crescendo ao longo desses 50 anos e incorporando outros serviços. Em 1992, foi fundado o Laboratório de Análises Clínicas e o setor responsável pelo Teste do Pezinho. Em 2001, aconteceu a habilitação da Apae de São Luís como referência estadual em triagem neonatal. Em 2002, aconteceu o convênio com o SUS/SEMUS e, em 2003, a Fundação da Clínica Escola Sta. Edwiges. Em 2007, foi implantado o Programa de Saúde Auditiva e, em 2020, a implantação do Projeto de Reabilitação Pós-Covid19.

O agravamento da pandemia da Covid-19 no Estado obrigou a mudança de planos nas celebrações planejadas para os 50 Anos da instituição, mas não diminuiu em nada o entusiasmo pela causa.
“Planejamos um amplo calendário de ações, a serem realizadas ao longo de 2021, para dar maior visibilidade à instituição e mostrar a relevância dessa causa. Nesse mês, cancelamos as ações que incluíam homenagens internas a colaboradores, Diretores, professores e alunos, assim como às empresas, doadores e voluntários que nos ajudam a manter essa grande obra. Vamos manter uma missa de ação de graças com transmissão on-line. Optamos por preservar a segurança de todos nesse momento, mas com fé em Deus ainda faremos tudo o que foi planejado para registrarmos formalmente o grande legado do professor Expedito Melo e dos demais que ajudaram a construir a APAE de São Luís, além de mantermos diversos projetos como a construção da ampliação na escola Eney Santana. Temos muito a contribuir para com a sociedade e assim o faremos, graças ao apoio de tantos benfeitores, aos quais já externo minha enorme gratidão”, disse emocionado Vanderlaan.

E é assim, com um olho nos custos e na gestão, que já foi elogiada nacionalmente e outro olhar com o coração, que Vanderlaan Rolim segue sonhando em fazer da Apae de São Luís um modelo de acolhimento e transformação para todas as pessoas com deficiência e quem mais buscar os serviços da instituição. Para ele, sonho, propósito e trabalho são os ingredientes necessários para continuar a edificar e ampliar essa obra que é de toda a sociedade. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.