Áreas de risco

Defesa Civil conclui Plano de Contingência contra desastres naturais

O objetivo do Plano de Contingência é prevenir e minimizar os efeitos relacionados a uma emergência referente a desastres naturais ou provocados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Plano traça diversas ações estratégicas
Plano traça diversas ações estratégicas (mapeamento defesa civil)

São Luís- Para evitar ou diminuir o impacto de desastres naturais, a Defesa Civil de São Luís elaborou o Plano de Contingência 2021. O objetivo é desencadear uma série de ações com o intuito de reduzir ou controlar as vulnerabilidades na capital maranhense. O mapeamento das áreas de risco situadas na cidade pelos agentes do órgão foram fundamentais para a produção do plano, que convoca várias instituições na prevenção e combate aos sinistros.

O objetivo do Plano de Contingência é prevenir e minimizar os efeitos relacionados a uma emergência referente a desastres naturais ou provocados. Protocolos de segurança serão utilizados pelos órgãos envolvidos nessas situações. A Defesa Civil do Município atuará no sentido de preparação para emergência, resposta, assistência e reconstrução dos cenários atingidos, como nos casos de deslizamentos de terra. Essa intervenção já está ocorrendo, pois houve visitas técnicas e monitoramentos desde janeiro deste ano.

No plano preventivo, várias ações estão elencadas, como manter recursos com apoio de parceiros para pronto emprego, incluindo colchões, cestas básicas, telhas e vestuário, para atendimento de possíveis desabrigados. O Plano de Contingência 2021 estará disponível no portal da Prefeitura de São Luís para consulta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.