Brasileirão

Flamengo reencontra algoz São Paulo para ser campeão

Líder da competição, o Flamengo será campeão se vencer o São Paulo, mas pode levar o título também se o Inter perder para o Corinthians

Gazetapress

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Gabigol, que voltou a viver boa fase, é esperança de gol no Fla
Gabigol, que voltou a viver boa fase, é esperança de gol no Fla (GABIGOL FLAMENGO )

São Paulo - O Campeonato Brasileiro 2020 chega ao fim nesta quinta-feira, com a realização da 38ª rodada. Todas as 20 equipes que disputam o torneio estarão em campo às 21h30, mas o foco principal estará no Morumbi. Líder da competição, o Flamengo será campeão se vencer o São Paulo.

A equipe paulista também precisa vencer se quiser assegurar uma vaga direta na Libertadores em 2021. Para ambos, qualquer resultado diferente da vitória os deixará dependentes de outros times.

O único adversário do Flamengo pelo título é o Inter, que tem um ponto a menos e recebe o Corinthians no Beira-Rio. Portanto, o Rubro Negro será campeão em qualquer situação em que o Colorado não consiga somar mais pontos.

Para garantir disputar a Libertadores sem passar pela fase preliminar, o São Paulo precisa de uma vitória simples. Se empatar, terá de torcer para o Fluminense não vencer o Fortaleza. Mas se o Tricolor paulista for ultrapassado pelo seu concorrente direto, ainda há uma chance de evitar a Pré-Libertadores, mas apenas se o Palmeiras for campeão da Copa do Brasil, o que faria com que o G4 virasse G5.

Desafio do Flamengo é quebrar jejum

O Rubro-Negro está embalado após vencer o Inter e assumir a ponta da tabela, mas reencontra o adversário mais difícil dos últimos anos. No Morumbi, fazem dez anos que o Flamengo não vence o São Paulo.

Em 2020, as duas equipes tiveram encontros marcantes, todos vencidos pelo São Paulo. No primeiro turno, então treinado por Fernando Diniz, o Tricolor goleou por 4 a 1 no Maracanã. Depois, pela Copa do Brasil, vitória no Rio por 2 a 1 e em São Paulo por 3 a 0.

Momentos opostos

As duas equipes estão em momentos bem diferentes agora. O São Paulo passou de favorito ao título a ameaçado no G-4, enquanto o Flamengo engrenou sob o comando de Rogério Ceni. Para levar o ex-goleiro são-paulino a dar uma volta olímpica no Morumbi no título mais importante na sua recente carreira como técnico, o Flamengo deve repetir a escalação que enfrentou o Inter.

Rodrigo Caio, que sentia dores no tornozelo, melhorou e vai para o jogo. O mesmo vale para Diego Ribas, que reclamou de um incômodo no posterior da coxa, no domingo. Já o volante/zagueiro Willian Arão, que se recupera de uma fratura no dedão do pé direito, deve ficar como opção no banco.

Já o São Paulo não terá à disposição os laterais-esquerdos Reinaldo e Léo. O primeiro foi expulso contra o Botafogo, na última rodada, enquanto o segundo recebeu seu terceiro cartão amarelo e também terá de cumprir suspensão automática.

Em contrapartida, Daniel Alves, que estava suspenso na última segunda-feira, volta ao time titular, que deve contar com o jovem Welington ou com uma improvisação na lateral esquerda.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO-SP X FLAMENGO-RJ

Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 25 de fevereiro de 2021, quinta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (Fifa-PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn (PR) e Victor Hugo dos Santos (PR)
VAR: Wagner Reway (PB)

SÃO PAULO:

Tiago Volpi; Juanfran, Arboleda, Bruno Alves e Welington; Luan, Daniel Alves, Igor Gomes e Gabriel Sara; Luciano e Carneiro (Toró ou Pablo)
Técnico: Marcos Vizolli

FLAMENGO

Hugo Souza, Isla, Rodrigo Caio, Gustavo Henrique e Filipe Luís; Diego, Gerson e Arrascaeta; Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabigol
Técnico: Rogério Ceni

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.