Movimente-se

Cuidados com a saúde antes de (re) começar atividades físicas

Acessórios específicos, como meias de compressão, podem trazer mais conforto;

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
( A atividade física é fundamental para o controle do diabetes, dizem médicos)

São Paulo - O início do ano é tradicionalmente a época de iniciar a prática de um novo esporte ou, ainda, retomar as atividades físicas com novos objetivos. Independente do escolhido, o importante é movimentar o corpo e encontrar alguma atividade que faça sentido para o dia a dia e que motive a pessoa a continuar se movimentando. Durante a pandemia, no entanto, os cuidados precisam ser redobrados.

Além do distanciamento, é vital que as pessoas utilizem máscaras o tempo todo. Há modelos, inclusive, em que é possível incluir filtros de papel, o que aumenta a segurança. Dessa forma, reduz-se as chances de o vírus se espalhar no ambiente e contaminar outras pessoas, afinal o filtro de papel é fundamental também para evitar que se acumule umidade no tecido da máscara, o que permite que o usuário use o acessório sem perder o efeito protetor. Vale lembrar que é importante apenas se lembrar de trocar o filtro a cada duas horas.

Entretanto, ao iniciar uma nova atividade física, é importante ter em mente outros cuidados também, que podem evitar lesões, incômodos ou qualquer outro problema que possa surgir com a prática errônea do exercício. É fundamental buscar orientação de educadores físicos e nutricionistas para entender como preparar seu corpo para as atividades.

Com o corpo pronto, próximo passo pode ser acessórios e vestuário adequados

Se for praticar exercícios na rua, como corridas e caminhadas, é importante escolher um modelo de tênis adequado à modalidade. Outra opção cada vez mais utilizada por corredores são as meias e canelitos de compressão graduada.

Os acessórios de compressão graduada, como os da Sigvaris Group, ajudam no retorno venoso das pernas durante o treino, oferecem mais conforto e qualidade ao fim da atividade, já que algumas auxiliam na recuperação do músculo após o exercício. Com as dicas em mente, é só começar a movimentar o corpo com conforto e segurança.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.