Estado Maior

Turismo e política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17

O presidente nacional do Democratas (DEM), ACM Neto, passará o fim de semana no Maranhão. Ele e a família virão conhecer os Lençóis Maranhenses, em Barreirinhas. Para apresentar um dos paraísos naturais do estado, estarão o senador Weverton Rocha (PDT) e o deputado estadual Juscelino Filho (DEM).

Em tese, o encontro não terá uma conotação política, mas - ao que se desenha - haverá uma “comemoração” de costuras visando
às eleições de 2022 no Maranhão. Explicando: ACM Neto se reuniu durante a semana com Weverton Rocha e Juscelino Filho
em Brasília, pôs fim da era na Câmara de Deputados de Rodrigo Maia, que já havia feito costuras entre DEM e PDT no Maranhão,
que já estavam adiantadas.

Com a mudança de postura do DEM e Maia, Juscelino Filho precisou apresentar os acordos já feitos a ACM Neto, combinado, claro, com os objetivos nacionais do Democratas. E os acordos passam pelos projetos de Weverton Rocha no Maranhão
no próximo ano.

O encontro dos três em Barreirinhas pode, então, funcionar como uma “batida do martelo” nas conversas.

O fato é que o senador do PDT mais uma vez demonstra desenvolturas para se encaixar politicamente logo após mudanças de cenários partidários - como o caso do DEM, que decidiu virar, nas últimas horas, as costas a Rodrigo Maia na eleição para presidente da Câmara dos Deputados - e, assim, garantir um aliado importante em favor dos projetos do pedetista.

Sem comentário
Sobre a vinda de ACM Neto e a confraternização em Barreirinhas, o senador Weverton Rocha preferiu não comentar.

À coluna, o pedetista se manteve distante de responder sobre as relações políticas com o ex-prefeito de Salvador.

Rocha preferiu deixar para o deputado Juscelino Filho, que comanda o DEM no Maranhão, as falas sobre a vinda de ACM Neto ao estado.

Manifestação
A ex-governadora Roseana Sarney (MDB) se manifestou na sexta-feira, 12, nas redes sociais, sobre a possibilidade de adoção do auxílio emergencial estadual.

A emedebista disse que o ICMS arrecado em janeiro deste ano no Maranhão bateu recorde, considerando o início da gestão de Flávio Dino (PCdoB).

Diante de uma arrecadação maior, a ex-governadora questionou por que não criar um auxílio emergencial no Maranhão.

Definição
Ainda sobre blocos, mas dessa vez na Assembleia Legislativa, o bloco independente já está definido.

O bloco terá a bancada do MDB com Arnaldo Melo, Roberto Costa e Socorro Waquim, e mais os deputados Wendel Larges e Betel Gomes.

Já o bloco de oposição, deixa de existir no papel e será somente de movimentações políticas na Assembleia Legislativa.

De volta
O deputado estadual Yglésio Moyses (Pros) confirmou a sua volta para o PDT durante entrevista no quadro Bastidores, no Bom Dia Mirante da sexta-feira, 12.

Antes dessa definição, Moyses chegou a sentar por duas vezes com os deputados da oposição César Pires (PV), Adriano Sarney (PV) e Wellington do Curso (PSDB).

Entre uma conversa e outra com os oposicionistas, Yglésio conversou também com Roberto Costa, para composição do bloco independente.

Mas no fim, ele preferiu voltar para o Blocão Governista.

Auxílio
Ainda sobre Yglésio Moyses na entrevista no quadro Bastidores, o deputado defendeu a criação de um auxílio emergencial municipal.

Esta proposta do auxílio foi feita pelo também deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos) durante a campanha eleitoral em São Luís em 2020.

Yglésio, por sinal, durante o segundo turno, usou a proposta como foco de críticas a Duarte, usando números do orçamento de São Luís para dizer que tudo não passava de utopia.

DE OLHO

15 vereadores COMPÕEM a base de apoio do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos). Com este número, o gestor
não tem maioria na Câmara Municipal da capital.

Composição
Três grupos estão formados na Câmara Municipal de São Luís. Um governista, um de oposição e outro chamado independente.

Da base do prefeito Eduardo Braide (Podemos) existem 15 vereadores.

O de oposição soma 11 parlamentares. O independente tem cinco nomes. O cenário da Casa é inédito.

Desde Jackson Lago que a oposição não somava mais do que três ou quatro vereadores.

E MAIS

• A emenda impositiva é que vem permitindo esta mudança de postura na Câmara Municipal da capital.

• Sobre o bloco governista, o prefeito Eduardo Braide fez postagem nas redes sociais agradecendo de forma nominal cada vereador que o apoia.

• Entre os nomes, estão o presidente da Casa, vereador Osmar Filho (PDT), o líder da Prefeitura na Câmara, Marcial Lima (Podemos), e ainda Karla Sarney (PSD).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.