Tragédia

Piloto violou regras em acidente que matou Kobe e a filha, diz investigação

Piloto do helicóptero violou as regras de voo ao trafegar por uma espessa neblina, disseram autoridades federais de segurança de aviação durante uma audiência

Estadão Conteúdo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Kobe Bryant, a filha Gianna e outros seis passageiros morreram no dia 26 de janeiro de 2020
Kobe Bryant, a filha Gianna e outros seis passageiros morreram no dia 26 de janeiro de 2020 (Kobe Bryant)

SÃO PAULO - O piloto do helicóptero que transportava Kobe Bryant e sofreu um acidente fatal, provocando a sua morte, a do astro do basquete e de outros sete passageiros no ano passado, ignorou o seu treinamento e violou as regras de voo ao trafegar por uma espessa neblina, disseram, nesta terça-feira, 9, as autoridades federais de segurança de aviação durante uma audiência que visa estabelecer as prováveis causas prováveis da queda da aeronave.

O piloto Ara Zobayan provavelmente estava tão desorientado que não conseguiu discernir se a aeronave estava subindo ou descendo, com base na conclusão dos investigadores do Conselho Nacional de Segurança do Transporte (NTSB, na sigla em inglês).

A agência criticou a decisão de Zobayan de voar na direção das nuvens, observando que ele violou os procedimentos federais que apontam a necessidade de que o piloto seja capaz de enxergar para onde está indo, antes de o helicóptero colidir com uma montanha no sul da Califórnia, após uma viagem de cerca de 40 minutos. Zobayan foi uma das nove pessoas a morrer, em lista que inclui a filha de 13 anos de Bryant, Gianna.

O piloto negligenciou seu treinamento, pois estava desorientado dentro do denso nevoeiro, uma condição que pode afetá-los quando encaram pouco visibilidade, sem ter condições de determinar se está subindo ou descendo ou de discernir a direção da aeronave, disseram os investigadores.

Pouco antes do colapso do helicóptero, Zoboyan disse aos controladores aéreos que estava subindo e perto de sair das nuvens. Mas os investigadores do NTSB disseram que o helicóptero Sikorsky S-76 se inclinava para o lado e começou a cair rapidamente.

Sem plano de voo

Eles também mencionaram que Zobayan não apresentou um plano de voo de emergência e preferiu não pousar em um aeroporto próximo para esperar o mau tempo passar.

Membro do NTSB, Michael Graham declarou que Zobayan ignorou seu treinamento e acrescentou que, enquanto os pilotos de helicóptero persistirem em voar no meio das nuvens sem depender dos instrumentos, o que requer um alto nível de treinamento, "uma certa porcentagem não sairá vivo."

Bryant, Gianna e os outros seis passageiros estavam viajando de Orange County para um torneio de basquete em Ventura County em 26 de janeiro de 2020, quando o helicóptero encontrou uma densa névoa no Vale San Fernando, ao norte de Los Angeles.

Nenhuma falha mecânica foi identificada e acredita-se que o desastre tenha sido acidental, conforme afirmado anteriormente pelo NTSB. O helicóptero não possuía uma caixa preta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.