Estado Maior

Cautela

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17

O juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, agiu com cautela e optou por marcar uma audiência de conciliação para a próxima quinta-feira, antes de decidir sobre o pedido de lockdown em todo do Maranhão formalizado por três defensores públicos.

O juiz afirmou que a audiência se faz necessária em virtude da admissão no processo de várias entidades como amicus curiae (terceiros) e por causa da manifestação de apenas 14 municípios sobre o pleito dos defensores. “Dada à dimensão da lide, não é difícil admitir ser quase impossível uma solução
integral que abranja todos os municípios do Maranhão de maneira uniforme”, destacou Douglas Martins.

A postura do magistrado é antagônica à adotada por ele próprio no dia 30 de abril de 2020, quando determinou ao Estado do Maranhão o bloqueio total de atividades em São Luís - o lockdown -, após pedido do Ministério Público.

Naquela ocasião, ele justificou que mesmo com as medidas de isolamento social estabelecidas pelo Estado e pelo Município, o coronavírus havia conseguido se propagar. Ele também pontuou que além do setor público, o sistema privado de saúde também já estava quase no limite.

O Maranhão foi destaque nacional naquela oportunidade, por ter sido o primeiro estado do país a decretar o lockdown. A medida foi criticada por diversos setores, sobretudo o comercial.

O magistrado chegou a conceder entrevistas e a ganhar destaques em veículos nacionais, mas depois foi proibido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de participar de live ou qualquer outro debate virtual público que possuísse conotação político-partidária.

A decisão foi do corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins.

Estoque contado
A coluna apurou que o Município de São Luís, com o estoque atual de doses de vacina, somente terá condições de imunizar a população até o fim da semana que vem.

Até lá, a Prefeitura intensificará a vacinação do público considerado mais necessitado, como idosos e pessoas acamadas, além dos profissionais de saúde.

Hoje, 9, começa a segunda dose para os profissionais que tomaram a primeira no mês passado.

Garantias
O Governo do Maranhão deve apresentar à Justiça as garantias para evitar novo lockdown no Estado.

Segundo reportagem trazida por O Estado, o Executivo segue sem trabalhar com a possibilidade de decretação da medida de restrição social.

Na quinta-feira, 11, audiência convocada pelo Judiciário deverá tratar do assunto.

Novas doses
São Luís recebeu, no domingo, 7, 6.860 doses de vacina CoronaVac em recente adquirido pelo Governo do Maranhão e repassado à capital maranhense.

Por enquanto, não há previsão de recebimento de novas vacinas.

E a possibilidade de suspensão da vacinação em alguns municípios, em especial na capital, é mais real.

Suspendeu
O colégio Dom Bosco, de São Luís, comunicou ontem a suspensão das aulas presenciais até a próxima terça-feira, 16, em razão da confirmação
de três casos de Covid-19 entre alunos.

A decisão vale para todas as turmas do 2º ano Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.

Durante esse período, os alunos da unidade seguirão com aulas remotas.

Mais um
O deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL) anunciou no último fim de semana interesse em disputar o comando do Palácio dos Leões em 2022.

O anúncio foi feito na cidade de Zé Doca, que é administrado por sua irmã, Josinha Cunha (PL).

Com isso, sobe para três o número de pré-candidatos ao Governo ligados ao grupo do governador Flávio Dino. Além de Josimar, já se movimentam Carlos Brandão e Weverton Rocha.

DE OLHO

R$ 1.318.152,60 É O VALOR do contrato do Governo para a construção 22 “módulos de encontros íntimos” em
11 presídios maranhenses.

Prioridades
O deputado federal Edilázio Júnior (PV) analisou como crítica e preocupante a situação do estado, em meio à crise financeira e econômica provocada pela pandemia da Covid-19.

Ele criticou o governador Flávio Dino e disse que há inversão de prioridades no momento. O parlamentar comparou o aumento de impostos com a elevação do desemprego no estado.

“O Maranhão é um dos estados que registra maior número de desempregados no Brasil. Os impostos só aumentam, assim como o número de famílias na extrema pobreza”, completou.

E MAIS

• A Secretaria Municipal de Saúde ampliou a vacinação de idosos contra a Covid-19. Uma nova tabela por faixa etária foi divulgada para a imunização
dos já cadastrados em sistema.

•Os Estados Unidos doaram para o Maranhão a estrutura para a montagem de um hospital de campanha, com tendas para 40 leitos, para o combate
à Covid-19.

• A cerimônia que vai marcar a doação ocorrerá hoje, com a participação do embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman, da cônsul-geral dos
EUA no Recife, Jessica Simon, e do governador Flávio Dino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.