COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
O ARQUITETO Cleon Furtado, 92 anos, continua firme e saudável e, de quebra, ainda conserva velhos hábitos, como o de almoçar fora de casa, aos domingos, sempre em restaurantes da moda, acompanhado da esposa Iracema e do filho, também arquiteto, Ricardo Furtado. Os três foram vistos saboreando os deliciosos quitutes criados pelo Chef Warwick Trinta no bistrô Alameda Trinta, na Lagoa
O ARQUITETO Cleon Furtado, 92 anos, continua firme e saudável e, de quebra, ainda conserva velhos hábitos, como o de almoçar fora de casa, aos domingos, sempre em restaurantes da moda, acompanhado da esposa Iracema e do filho, também arquiteto, Ricardo Furtado. Os três foram vistos saboreando os deliciosos quitutes criados pelo Chef Warwick Trinta no bistrô Alameda Trinta, na Lagoa

Apelo de Sarney
Os últimos ex-presidentes do regime democrático foram convidados para apoiarem a vacinação contra a Covid-19 em todo o país, mas somente três participaram ontem do evento: José Sarney (MDB) e Michel Temer (MDB) virtualmente, e Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que compareceu ao Palácio dos
Bandeirantes, em São Paulo.

Os ex-presidentes Dilma Rousseff (PT), Lula (PT) e Fernando Collor (PROS) foram convidados, mas recusaram o convite.

Em seu discurso, Sarney fez um apelo para as pessoas se vacinarem e disse que é a hora de juntar esforços. “Nos resta, portanto, a esperança para vencer essa tragédia, a vacinação. Que deve ser feita com espírito de solidariedade, de união de todos, com a colaboração do povo e a nossa fé sem dúvida em Deus”,
pontuou.

Filme sobre ACM
A história de um dos maiores políticos brasileiros, Antônio Carlos Magalhães, o ACM, vai virar filme. Pelo menos é o que garante o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

De acordo com o jornalista, a obra audiovisual será baseada na biografia de ACM, que será produzida pelo escritor Tom Cardoso e tem previsão de lançamento até o fim deste ano, pela editora Intrínseca - História Real.

O conteúdo da vida do ex-senador e ex-governador da Bahia foi adquirido por Roberto Feith, que ainda não decidiu se produzirá um filme ou minissérie.

Festival de marketing
Tornar público um feito histórico é legítimo. Colher os louros por esses feitos, também. Mas, quando se trata de saúde pública, precisamos girar os holofotes para os lugares e as pessoas corretas. Porque quando a publicidade ou a colheita desses louros passa do ponto o processo pode ficar imoral.

Já era de se esperar que a batalha política em torno da vacinação tornaria o início da tão esperada campanha de imunização no Brasil um verdadeiro palanque, quando não, um campo de batalha. Mais do que isso. O que vimos foi um festival de marketing.

Festival... 2
Aviões adesivados, autoridades ‘encontrando’ o melhor local para sair na foto, grupos prioritários da primeira etapa representados em cerimônias simbólicas e
devidamente identificados (profissionais da saúde, idosos e indígenas), o que fechava o roteiro de um espetáculo grandioso. Houve cidade brasileira em que a vacinação começou em local turístico.

Estamos enfrentando uma pandemia há mais de 10 meses e o que mais queremos é que a vacina possa chegar, o mais rápido possível, para toda a população.

O início da imunização é uma luz no fim do túnel, sim, mas ainda há um longo caminho a percorrer. As autoridades devem continuar cumprindo o seu papel.

Vacina induz a ‘carteirada’
Expressão muito comum no Brasil, o ‘você sabe com quem está falando’ pode entrar em cena ao longo da campanha de vacinação. Já estamos vendo
maus exemplos de políticos e autoridades que decidiram ‘furar a fila’ no alto dos privilégios de seus cargos. Casos assim já foram registrados em vários estados. Prefeitos, chefes de gabinete, secretários passaram na frente de grupos prioritários do plano de imunização. Há quem diga que já não há doses suficientes nem para esses grupos...

TRIVIAL VARIADO
Especialista em genética molecular e pesquisadora do Instituto de Ciência Biomédicas da USP, a professora Natalia Pasternak reforça sobre o que devemos nos conscientizar todo dia: “Nós estamos cansados do vírus, mas o vírus não está cansado de nós”.

A segunda onda, como todo mundo sabe, já é uma realidade nos EUA, na Europa e chegou com força ao Brasil, após as eleições de novembro. Muitas foram as aglomerações, carreatas, motoatas, paredões, entre tantos outros eventos que aconteceram de forma irresponsável.

Vamos computar os prejuízos doravante com o aumento de contaminados e positivados pela Covid-19 e superlotação das unidades de terapia intensiva nos hospitais públicos e privados.

Precisamos conscientizar a população, principalmente os mais jovens, de que o único método efetivo neste momento, até o imunizante chegar, é apostar na prevenção e adotar as medidas sanitárias vigentes como uso de máscara, higiene correta das mãos, uso de álcool em gel e tudo que já sabemos. E que Deus nos proteja, mesmo assim!

Grande vencedora do mercado cinematográfico de 2020, ano marcado pela pandemia do novo coronavírus, a Netflix anunciou sua lista de lançamentos
programados para 2021, com nada menos que 70 longas metragens.

O anúncio é incomum para a plataforma, que geralmente divulga apenas um longa por vez. O volume supera, com folga, a produção de todos os estúdios de Hollywood.

Não que ele torça outrabalhe por isso, mas quanto mais João Doria e Jair Bolsonaro brigam e se desgastam, mais ganha projeção e relevância o perfil discreto e conciliador de Eduardo Leite dentro do PSDB.

Tem mais: o governador gaúcho não tem pressa. Aos 35 anos, sabe que o tempo pode jogar a seu favor e que antes de pensar em voos maiores, precisa terminar bem o seu mandato no Rio Grande do Sul.

A britânica The Lancet Oncology, uma das mais importantes publicações científicas do mundo, terá como integrante do seu board o oncologista Stephen Stefani.
O médico brasileiro será um dos responsáveis pela definição de caminhos e prioridades de projetos ligados à revista, que tem mais de 16
milhões de leitores no mundo.

Fechar shoppings, bares e restaurantes está fácil . Quero ver culhão e logística pra fechar clandestinos, pancadão nas favelas e invasões, baladinhas em casa e bloquear todas as praias. No Brasil quem age dentro da lei sempre paga a conta.

Entre políticos do PP maranhense, reina a expectativa de que, caso o Arthur Lira consiga se eleger presidente da Câmara, o presidente Jair Bolsonaro volte
a se filiar ao partido. Bolsonaro integrou a legenda em dois momentos: entre 1993 e 2003, quando o partido se chamou PPR e PPB, e entre 2005 e 2016, já sob o nome de Partido Progressista.

A posse de Joe Biden fez o otimismo com a capacidade de os Estados Unidos lidarem com os problemas mundiais disparar entre três dos maiores aliados de
Washington na Europa, na comparação com os índices da metade de 2020, quando Donald Trump era presidente.

De acordo com pesquisas recentes, na Alemanha, 79% estão otimistas agora. Eram 25% no ano passado. Na França: 72% agora, 31% em 2020. Reino
Unido: 65% agora, 41% em 2020.

Os donos de espaços para eventos nem bem conseguiram dar uma respirada e a partir de hoje passam a enfrentar uma nova e difícil realidade. Por
decisão do Governo do Estado ninguém pode fazer festas, nem mesmo em residências particulares, nos próximos 14 dias.

Além disso, também estão suspensas as cirurgias eletivas e as consultas ambulatoriais nos municípios de São Luís, Santa Inês, Pinheiro, Imperatriz e Balsas. O Hospital Carlos Macieira voltou a ser exclusivo para casos de Covid- 19, assim como as Unidades de Pronto Atendimento do Parque Vitória e Vinhais.

DE RELANCE

75 anos de Gal Costa
Com o nome provisório Gal75, está sendo anunciado para o dia 12 de fevereiro próximo o lançamento do álbum comemorativo dos 75 anos da cantora Gal Costa. O álbum inclui dez duetos de regravações de temas da cantora, vindos dos mais de 50 anos de carreira. O músico português António Zambujo gravou com ela Pois é. A nova versão de Pois é, composição de Tom Jobim e Chico Buarque, gravada originalmente por Gal Costa no álbum Água Viva (1978), foi partilhada na última sexta-feira nas contas oficiais de António Zambujo, nas redes sociais Facebook e Instagram. Ao anunciar sua participação, o músico escreveu que “cantar com a Gal é cantar com uma lenda”. Para o intérprete português, este dueto é “um sonho tornado realidade, cantando uma música de Tom e Chico”. “Melhor é impossível”, acrescentou.

75 anos de Gal Costa... 2
Com o nome provisório Gal75, o álbum inclui dez duetos de regravações de temas da cantora, vindos dos mais de 50 anos de carreira. Além de Pois é, foi agora também divulgada a nova versão de Só Louco, tema composto por Dorival Caymmi, que Gal gravou originalmente em Gal canta Caymmi (1976). Para fazer dueto com ela em Só Louco, Gal Costa escolheu o cantor brasileiro Silva. Em Novembro, tinham sido divulgados os duetos com Rodrigo Amarante, Avarandado, e Zeca Veloso, Nenhuma Dor. Os dois temas fazem parte de Domingo (1967), o primeiro álbum que Gal Costa gravou com Caetano Veloso. Por divulgar estão ainda os duetos com os cantores brasileiros Criolo, Rubel, Seu Jorge, Tim Bernardes e Zé Ibarra, e com o uruguaio Jorge Drexler.

75 anos de Gal Costa... 3
Gal Costa, de seu nome de registo Maria da Graça Costa Penna Burgos, natural de Salvador da Bahia, fez sua estreia em agosto de 1964, no espetáculo Nós, por exemplo, ao lado de Maria Bethânia, Caetano Veloso e Gilberto Gil, que marcou a afirmação do chamado Tropicalismo. Gal participou no I Festival Internacional da Canção, em 1966, no Rio de Janeiro, e, no ano seguinte, editou o seu primeiro “long play”, Domingo, iniciando um percurso discográfico que conta 30 álbuns de estúdio e nove gravados ao vivo, alguns destes com Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia. Em fevereiro de 2016, a revista Veja, ao fazer um balanço do cinquentenário artístico de Gal Costa, referiu-se a cantora como “musa eterna do Tropicalismo”, que “não
parou no tempo” e “continua se reinventando”.

Avillez fecha tudo
O mais aplaudido e laureado chef português da atualidade, José Avillez, decidiu dar uma pausa por completo em seus restaurantes até passar a fase crítica da pandemia do novo coronavírus. Dono dos mais célebres restaurantes de alta gastronomia de Portugal, Avillez já estava há alguns meses funcionando só com atendimento take-away (você faz o pedido e leva pra casa) e delivery (o pedido é entregue em domicílio). Desde a última quinta-feira, 21, todas as cozinhas do chef fecharam temporariamente “face ao agravamento da propagação” da covid-19 em Portugal.

Avillez fecha tudo... 2
Em 2020, após o período de encerramento das atividades de restaurantes devido ao confinamento, José Avillez voltava à ativa, mas já com decisões tomadas: pôs fim a cerca de duas dezenas de projetos com a sua assinatura e seguiu em frente. Com o novo confinamento agora em janeiro, o chef ainda manteve restaurantes em take-away e delivery, embora fechando a joia da coroa, o Belcanto, que considero um dos melhores restaurantes do mundo. Agora, Avillez foi
mais radical e, para proteger suas equipes, decidiu encerrar por completo as suas cozinhas, temporariamente, devido ao momento dramático da pandemia em Portugal.

Esclerose múltipla e as mulheres
A esclerose múltipla acomete, em maior parte, mulheres jovens, entre 20 e 40 anos, mas há um registro de aumento na faixa acima de 40 e 50. Neurologistas explicam: “Aos primeiros sinais, como visão dupla ou dificuldade de equilíbrio, entre outros, a pessoa deve buscar o neurologista. Como os conhecimentos e tratamentos sobre a doença avançaram muito, é importante que, a partir do diagnóstico, busque um atendimento e o acompanhamento especializado”. É importante que o tratamento da esclerose múltipla inclua o acompanhamento psicológico e nutricional.

Para escrever na pedra:
“Nunca teremos tempo para nos despedir direito, capriche nos encontros imperfeitos, a vida é um sopro”. Do poeta gaúcho Fabrício Carpinejar, citado no twitter pelo cantor Wesley Safadão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.