coluna sOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
COM A ALEGRIA de sempre, Rosário Saldanha comemorou sua nova idade no dia 21 reunida, em sua residência no Olho d´Água, com o filho Rafael e o marido Fernando, com direito a uma superprodução saudando a primavera com uma profusão de flores
COM A ALEGRIA de sempre, Rosário Saldanha comemorou sua nova idade no dia 21 reunida, em sua residência no Olho d´Água, com o filho Rafael e o marido Fernando, com direito a uma superprodução saudando a primavera com uma profusão de flores

Evento no Luzeiros
A Perspective Investimentos completa hoje 10 anos e vai realizar um evento especial e exclusivo no Hotel Luzeiros, com presença reduzida de público, além de seguir todas as regras de restrições impostas pela Covid-19 para que o encontro seja seguro para todos.
O evento, a partir das 19h, contará com as participações especiais de Renato Mimica e Daniel Cunha, que irão debater o cenário atual e futuro para os investimentos dentro e fora do Brasil.
Renato Mimica, que é Partner do BTG Pactual, fará uma participação remota/online, e Daniel Cunha, que é Chefe de Estratégia Macro, fará uma participação presencial.

Parceria
O presidente da Fiema, Edilson Baldez, participou junto com o vice-presidente executivo da entidade, Celso Gonçalo e o presidente da Faema, Raimundo Coelho, de uma reunião de trabalho com delegações diplomáticas asiáticas (Indonésia, Vietnã, Filipinas, Singapura, Tailândia, Myanmar), que têm por objetivo apresentação de oportunidades de negócios associadas aos empreendimentos empresariais instalados no estado.
A reunião aconteceu na última terça-feira no Salão de Atos do Palácio dos Leões e contou com empresários do Maranhão que, sob o comando do vice-governador Carlos Brandão e do secretário de indústria, comércio e energia, Simplício Araújo, apresentaram seus produtos aos visitantes asiáticos com a possibilidade de oportunidades de negócios com ênfase em alimentos.
Durante sua fala o presidente da Fiema, Edilson Baldez, resumiu a reunião com a palavra parceria firmada entre o governo do Maranhão e os empresários para gerar negócios, além das fronteiras do estado.

DPE em Cantanhede
O defensor-geral do Estado, Alberto Bastos, comandará, nesta sexta-feira, às 9h, no município de Cantanhede, a solenidade de inauguração do 12º econúcleo da instituição, entregue em sua gestão.
A nova unidade, instalada com foco na sustentabilidade, beneficiará, também, os municípios de Pirapemas e Matões do Norte, que integram a comarca, garantindo acesso a direitos a cerca de 60 mil habitantes da região.
Com mais essa entrega, o Maranhão passa a contar com 49 comarcas atendidas pela Defensoria estadual, perfazendo um total de 106 municípios beneficiados, considerando os termos judiciários.

Mangueira
Após Império Serrano, Flor do Samba, Turma do Quinto, Favela e Marambaia, a Turma da Mangueira confirma que anunciará enredo e lançamento do concurso para escolha do samba enredo no próximo primeiro de outubro (sexta-feira).
Foram realizadas duas reuniões respectivamente com a diretoria da escola e a equipe de harmonia e bateria, quando a diretoria da Turma da Mangueira decidiu retomar suas atividades após esse desastroso intervalo imposto pela pandemia da Covid-19.
Assim que a agremiação mais antiga do carnaval maranhense, vai reunir os associados, simpatizantes e os representantes dos meios de comunicação, para o coquetel de oficialização de seu enredo rumo ao Carnaval 2022.
O evento será realizado no próximo dia 1º de outubro.

DE RELANCE

Obra múltipla de Jean Gillon
Móveis do período moderno, tapeçarias únicas, projetos de interiores, cenografias para teatro e arte em diversos suportes marcam a trajetória profissional do imigrante naturalizado registrada no livro Jean Gillon: artista-designer, e também exposta em mostra no MCB. A apresentação em conjunto dos móveis e objetos em jacarandá do período moderno e das tapeçarias artísticas de temáticas tropicais – facetas mais conhecidas da produção de Jean Gillon – seria suficiente para surpreender o leitor.

Obra múltipla de Jean Gillon...2
Nas artes, entretanto, ele produziu desde cedo e até o fim da vida, nos mais diversos suportes. E teve uma atuação que marcou época na arquitetura de interiores e na cenografia, mesmo antes de chegar ao Brasil. São retratos entrelaçados desse “artista-designer” múltiplo, agora reunidos em um grande livro que conta seu percurso criativo.

Obra múltipla de Jean Gillon...3
Publicado pela Editora Olhares, o livro tem organização de Graça Bueno, galerista da Passado Composto Século XX, que tem a guarda do acervo de Gillon e se debruçou sobre ele nos últimos anos para ligar os pontos de sua história. O lançamento, dia 25 de setembro na galeria, marcará também a abertura de uma mostra paralela de Jean Gillon, incluindo móveis, tapeçarias, objetos, obras de arte, fotos e documentos dos acervos da família e da galeria.

Obra múltipla de Jean Gillon...4
Ela complementa a exposição homônima do livro no MCB, também curada por Graça Bueno em parceria com a equipe do museu, inaugurada em junho e aberta ao público até dezembro. Além do texto introdutório e de uma cronologia escritos por Graça, o livro conta com participações de Giancarlo Latorraca, Diretor Técnico do MCB e doutorando no programa de design da FAU USP, que repassa a vida profissional de Gillon e seus contextos diversos, com ênfase em sua produção de móveis para o mercado externo nos anos 1960 e 1970; e de Enock Sacramento, crítico de arte e amigo pessoal de Gillon, que analisa suas incursões artísticas em cada técnica – caricatura, desenho, pintura, escultura, gravura, cenografia e tapeçaria estão nessa lista.

Obra múltipla de Jean Gillon...5
O livro conta também, entre as mais de 400 imagens apresentadas, com ensaio fotográfico de Ruy Teixeira, que registrou móveis e tapeçarias em coleções particulares e fotografou a icônica poltrona jangada à beira mar para a capa. Apesar de Gillon ser um nome sempre lembrado quando se apresenta o design nacional de móveis do período moderno, ainda não havia um trabalho de fôlego sobre sua contribuição naquele cenário.

Obra múltipla de Jean Gillon...6
Além de reunir o principal de suas criações, o livro traz novas informações sobre o desenvolvimento deste importante patrimônio material brasileiro, desde a relação direta com as encomendas dos clientes de projetos de interiores – atividade pela qual Gillon ingressou no mercado de design – nos anos 1950 até o ciclo de exportações com valorização de aspectos da identidade brasileira nos anos 1960. Gillon nasceu na Romênia, se iniciou nas artes ainda adolescente e deixou o país por causa da presença nazista na Segunda Guerra Mundial.

Sobre eficácia da CoronaVac
Desprezada na maioria dos países, a CoronaVac não foi indicada pela Anvisa como opção para a terceira dose no Brasil. Enquanto isso, o presidente Jair Bolsonaro, antes de embarcar para Nova York, voltou a cobrar da Anvisa e do Butantan, esclarecimento sobre as mortes após as duas doses, tendo o ator Tarcísio Meira como o exemplo mais recente. Bolsonaro lamenta que pessoas que receberam as duas doses do imunizante chinês continuem morrendo pela doença.

Para escrever na pedra:
“Se você acha que Educação é cara, experimente a ignorância.” Frase de Derek Bok, catedrático da Universidade de Harvard.

TRIVIAL VARIADO


O conselheiro (aposentado) Ronald Sarney comemora 80 anos no próximo dia 27 com uma bonita recepção que está sendo organizada por sua esposa, desembargadora Nelma Sarney, na residência do casal, no Calhau.
O vereador André Jardins está produzindo uma grande festa em Presidente Dutra, no dia 5 de novembro, para fazer o lançamento, em noite de autógrafos, de três livros com a marca deste Repórter PH.


Estaremos lançando “Em Busca de Vultos Perdidos”, “Existencial de Agosto e Outras Viagens Poéticas” e, em parceria com o jornalista Thiago Bastos, a biografia “PH – Ícone e Grife da Sociedade”.
Presença bissexta na noite, jantando terça-feira no agradável restaurante Portugália, que serve um ótimo bacalhau na Avenida Litorânea, o empresário Edilson Vidal, dono das casas Vidal, com a esposa. Em outra mesa, Vanusa e Benjamin Franklin Alves.
O Presidente do Tribunal


de Justiça do Maranhão, desembargador Lourival Serejo, inaugurou na tarde da última terça-feira, o Museu “Desembargador Lauro de Berredo Martins”, localizado no Solar Cesário Veras, na Rua do Egito.


Nascido na Tunísia e cidadão francês, Pierre Lévy é um dos mais importantes pesquisadores do mundo na área das tecnologias da inteligência. Mestre em História da Ciência e PhD em Comunicação e Sociologia e Ciências da Informação pela Universidade de Sorbonne, tem como um dos deus principais focos a defesa da internet como ferramenta para democratização do conhecimento.
No seu mais recente ensaio, Por uma Mudança de Paradigma na Inteligência Artificial, Lévy cita, entre suas referências, o brasileiro Luís Lamb, cujas pesquisas sobre inteligência artificial, iniciadas há mais de duas décadas, vêm ganhando cada vez mais relevância no mundo acadêmico e empreendedor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.