Covid-19

Maranhão já vacinou 15,3 mil em cinco dias, apontam dados da SES

Números foram atualizados pela pasta da Saúde ainda na noite de sexta-feira; ampla maioria dos vacinados está na capital, São Luís, maior cidade do estado

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(Vacinação)

SÃO LUÍS - O Maranhão já aplicou 15.348 doses da CoronaVac - vacina do laboratório chinês Sinovac, distribuída pelo instituto Butantã no Brasil - desde o início da imunização no estado, ocorrido na última segunda-feira, 18. Os números estão atualizados até a noite de sexta-feira, 22, quando o mais recente boletim de dados emitio pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) repassados a O Estado.

De acordo com o Governo do Estado, o Ministério da Saúde enviou ao Maranhão, na segunda-feira, 164.240 doses dos imunizantes, para a vacinação de 78.223 pessoas. Cada pessoa receberá duas doses e há, ainda, uma reserva técnica disponibilizada pelo Ministério da Saúde para garantir que as doses sejam suficientes.

Pelos dados até agora informados oficialmente pelas gestões municipais à SES, pouco mais de 70 mil maranhenses ainda precisam ser vacinados nesta primeira fase. Ainda há prioridade para grupos ligados à área de saúde e para os idosos.

Mais doses - Na quinta-feira, 21, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, comemorou, a notícia de que a Índia exportaria as primeiras doses da vacina de Oxford, contra o novo coronavírus, ao Brasil.

O imunizante foi desenvolvido pelo laboratório AstraZeneca, e será distribuído no país pela Fiocruz. Segundo Lula, mantidos os padrões atuais de distribuição de doses entre os estados, o Maranhão deve receber entre 50 mil e 55 mil doses dessa vacina específica.

"Se as 2 milhões de vacinas chegarem ao Brasil como previsto, o Maranhão deve receber entre 50 mil e 55 mil doses, mantidos os parâmetros da primeira divisão. Vamos torcer!”, destacou o secretário, nas redes sociais.

Entrega - A entrega das vacinas aos municípios maranhenses foi concluída na quarta-feira, 19, 36 horas após seu início. Os imunizantes foram levados para as 19 Unidades Regionais de Saúde e, de lá, seguiram para as demais cidades.

“Concluímos o transporte aéreo das vacinas para todas as regiões do Maranhão. Parabéns a todas as equipes, especialmente às Secretarias de Saúde e de Governo, bem como ao Centro Tático Aéreo”, afirmou o governador Flávio Dino, que também agradeceu às prefeituras.

Quinze das 19 Regionais já haviam recebido as vacinas na terça-feira, 19, quando o Governo do Estado começou, às 7h, essa distribuição. As outras quatro não tinham recebido por causa da chuva, que impediu a chegada das aeronaves. E receberam apenas um dia depois, na quarta-feira, 20.

Três aviões, três helicópteros e 30 automóveis fizeram o trabalho. O responsável pelo transporte até os municípios foi o Governo do Maranhão. A aplicação está sob responsabilidade das prefeituras municipais

Maioria dos vacinados está na cidade de São Luís

Desde que entrou em funcionamento, na terça-feira, 19, o Centro Municipal de Vacinação de São Luís, no Multicenter Sebrae, já atendeu cerca de 4,9 mil pessoas. Foram exatamente 4.957 pessoas imunizadas na capital, segundo informações da Prefeitura. Desse total, 101 são idosos - alguns imunizados em abrigos.

Os dados estão atualizados até a noite de quinta-feira, 21.

“Montamos uma estrutura para garantir o atendimento rápido e humanizado a todos que vieram se vacinar. Temos área de espera com cadeiras dispostas com o distanciamento necessário”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Segundo ele, “o atendimento nos setores de triagem, registro e vacinação é feito por meio de senha para evitar aglomeração”. “Temos também área de estabilização com uma ambulância de prontidão onde a pessoa permanece por até 30 minutos depois de se vacinar para que seja observado o surgimento de algum efeito colateral, o que não foi registrado até o momento”, informou.

Na sexta-feira, 22, em São Luís, o prefeito Eduardo Braide (Podemos) anunciou os novos grupos de profissionais de saúde que começarão a ser atendidos no Centro Municipal de Vacinação. Na sexta e no sábado, 23, devem ser vacinados profissionais de saúde acima de 60 anos. Já na segunda-feira, 25, e terça-feira, 26, serão imunizados os profissionais entre 40 e 59 anos.

Cronograma - “Estamos dando prosseguimento ao cronograma do Plano Municipal de Vacinação, atendendo ao público prioritário de forma ordenada garantindo que todos aqueles que devem ser vacinados neste primeiro momento recebam, de fato, a primeira dose da vacina. Começamos a vacinar os profissionais de saúde acima dos 60 anos na sexta-feira (dia 22) e no sábado (23). A partir da segunda-feira (dia 25), os profissionais da saúde de 40 a 59 anos também já podem se vacinar. A prioridade dos profissionais de saúde é para garantir o funcionamento correto dos serviços de assistência em saúde da nossa cidade. Também estamos imunizando os idosos em instituições de longa permanência. E a população pode ficar tranquila que à medida que mais doses da vacina forem chegando, vamos ampliando o número de pessoas a serem vacinadas”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Inicialmente, foram vacinados os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do atendimento em saúde (urgência, emergência, UTIs e setores Covid nos hospitais).

Agora o atendimento começa a ser ampliado para outros perfis destes profissionais, conforme diretriz estabelecida pelo Ministério da Saúde e seguida pelo Plano Municipal de Vacinação. Para se vacinar o profissional de saúde deve comparecer ao centro de vacinação portando declaração de atividade ou de lotação e um documento de identificação com foto, preferencialmente a carteira do conselho respectivo, quando for o caso.
Já os idosos em instituições de longa permanência estão sendo imunizados no próprio local onde residem. A previsão é que até este sábado, todos os 142 idosos das sete casas de acolhimento em São Luís recebam a primeira dose da vacina. O Centro Municipal de Vacinação, localizado no pavilhão de eventos do Multicenter Sebrae, funciona das 8h às 17h. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.