Covid-19

Maranhão começa vacinação e repasse de doses aos municípios será hoje

Chegada dos imunizantes contra a Covid-19 ao estado ocorre após aprovação para uso emergencial; Estado iniciou vacinação ainda ontem em ato simbólico

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
A técnica de enfermagem do Hospital Carlos Macieira, Egle Maia, foi a primeira maranhense a receber a dose da vacina contra a Covid-19
A técnica de enfermagem do Hospital Carlos Macieira, Egle Maia, foi a primeira maranhense a receber a dose da vacina contra a Covid-19 (Vacinação)

São Luís - O Maranhão iniciou ontem a vacinação contra a Covid-19. Em ato simbólico no Palácio dos Leões, quatro profissionais de Saúde e mais uma indígena receberam as primeiras doses da vacina. Hoje, começará a distribuição das 123 mil doses de vacina contra a Covid-19 aos municípios. Questionada, até o fechamento desta edição, a assessoria da Secretaria Estadual de Saúde (SES) não detalhou como se dará a destinação e quais os critérios a serem obedecidos. Segundo o Ministério da Saúde (MS), a distribuição nos estados contará com o apoio do Ministério da Defesa.

Foram imunizados, em ato simbólico no Palácio dos Leões, Egle Maia Sousa, técnica de enfermagem do Hospital Carlos Macieira; Fabiana Guajajarás, indígena da Aldeia Arariboia; Conceição Azevedo, médica infectologista do Hospital Presidente Vargas; Henrique Novaes Sobrinho, fisioterapeuta do Carlos Macieira; e Sônia Matos, enfermeira do Hospital Genésio Rêgo.

Distribuição

O governo ainda não detalhou a distribuição das doses da vacina. Informalmente, a pasta cita que os imunizantes serão realocados a todas as cidades do estado, obedecendo a critérios como número de infectados contra a doença, quantitativo de internações em leitos das redes pública e particular e outros aspectos. O objetivo da pasta é, assim que as doses estiverem sob a responsabilidade dos municípios orientar para a aplicação imediata das primeiras doses.

Além de trabalhadores da saúde, indígenas também serão priorizadas, a princípio, as pessoas a partir dos 75 anos. Nas redes sociais, ontem, no Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP), o secretário titular da SES, Carlos Lula, comemorou o recebimento das primeiras doses pelo Estado. “Um dia histórico e as vacinas, sem dúvida, vão nos fazer vencer a pandemia”, afirmou.

O Plano Estadual de Vacinação, apresentado pelo governo maranhense na segunda-feira passada, dia 11, previa um deslocamento das doses em até três dias, saindo da capital paulista de transporte aéreo, com escala prevista para a capital cearense e novo trajeto até São Luís via terrestre.

No entanto, em contato por telefone com O Estado, o titular da SES, Carlos Lula, informou que, devido à uma mudança no planejamento do Ministério da Saúde (MS), praticamente todas as unidades da federação, incluindo o Maranhão, receberam a possibilidade de transporte de carga diretamente por via aérea, o que otimiza o tempo de viagem das doses. “A mudança partiu neste caso do próprio Ministério [da Saúde]”, frisou Lula.

Quarto maior

Dados do MS apontam que o Maranhão é o quarto estado da Região Nordeste que mais receberá doses nesta etapa. No total, de acordo com o boletim atualizado, serão recebidas 164.240 doses, o que posiciona o estado somente atrás da Bahia (376.600 doses), Pernambuco (270.960 doses) e Ceará (229.200 doses) no quesito.

No total, 78.223 pessoas serão imunizadas nesta fase. A maioria - 58.223 - trabalhadores da saúde. Em São Luís, o Centro Municipal de Vacinação (no Multicenter Sebrae, no Cohafuma) será a referência para o início das aplicações. Hoje (19), o prefeito de São Luís, Eduardo Braide e o secretário de Saúde local, Joel Nunes Júnior, devem visitar as instalações.

Além da capital, outras cidades também se preparam para receber as vacinas. Em Imperatriz, segunda maior cidade maranhense, foi elaborado o Plano Municipal. “Já estamos operacionalizando tudo para que, tão logo cheguem, iniciemos a vacinação seguindo o nosso plano municipal”, disse o prefeito Assis Ramos em sua rede social.

Em São José de Ribamar, o plano local fora lançado ontem. No Instagram, o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, disse a cidade será “preparada” para receber suas doses.

Mais

A capital maranhense deverá imunizar apenas 9 mil pessoas nesta etapa, com o envio do primeiro lote de vacina pelo Ministério da Saúde (MS) aos estados que, por sua vez, destina aos municípios, O cálculo é feito pela pasta responsável, que prevê o recebimento inicial de pouco mais de 18 mil doses de vacina contra a Covid-19.

A parcial não era o estimado pela gestão municipal, que trabalhava com a hipótese de receber até 100 mil doses somente nos repasses preliminares. A Prefeitura, inclusive, monta o Centro de Vacinação considerando alta demanda e suporte de vacina no armazenamento.

Estima-se que o Centro possa imunizar até 200 pessoas por hora. Terão prioridade trabalhadores da área de saúde e idosos que vivem em asilos.

Leia mais em Cidade 5

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.