Ensino superior

Enem: Como controlar a ansiedade antes da prova

Nessa reta final é importante procurar formas de relaxar o corpo e a mente; especialista alerta que a ansiedade, de maneira geral, está mais elevada por conta da pandemia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Nicholas Sena, de 20 anos, vai fazer a prova pela terceira vez
Nicholas Sena, de 20 anos, vai fazer a prova pela terceira vez

São Luís- Os sentimentos de preocupação, ansiedade ou medo podem ser fortes o bastante para interferir nas atividades dessa reta final de quem vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ainda mais em um ano como 2020 que devido a pandemia do coronavírus foi repleto de incertezas e mudanças de hábitos, provocando abalos na saúde mental de muitos estudantes.

Faltam poucos dias para o Enem 2020 e os estudantes precisam estar atentos para que a ansiedade não faça parte da rotina. Nicholas Sena, de 20 anos, vai fazer a prova pela terceira vez, conta o que está fazendo para aliviar a tensão.

“Graças ao maior tempo em casa pude ler mais livros nos tempos livres e passar um maior tempo com a família, me ajudando no controle da ansiedade e no melhor rendimento nas horas de estudo. Mas a instabilidade nas datas do Enem até determinação do MEC, junto com as dificuldades do ano com o Covid-19, colaboraram para o aumento da minha ansiedade”

O estudante frequentava presencialmente um cursinho e precisou mudar a rotina de estudos por conta da pandemia. “Procurei estudar nos horários em que ia ao cursinho presencial, realizando exercícios extras, provas antigas e também aproveitei o tempo em casa acessando os plantões de dúvidas nas plataformas on-line, o que me deu mais segurança para fazer a prova”.

Psicólogo Othon Júnior ensina como controlar a ansiedade na hora do exame
Psicólogo Othon Júnior ensina como controlar a ansiedade na hora do exame

Mudanças

O psicólogo do Hapvida Saúde, Othon Júnior, explica que a ansiedade, de maneira geral, está mais elevada por conta da pandemia. Com as mudanças de rotina, os estudantes também precisaram se esforçar para ajustar a nova rotina de estudos.

“Alguns estudantes tiveram sucesso, outros nem tanto com essa mudança de rotina. Isso acaba gerando uma sensação de insegurança e de que poderia ter feito algo a mais. A consequência é o aumento da ansiedade”, diz o psicólogo.

O excesso de conteúdo para estudar à distância e a cobrança por um bom desempenho no exame são motivos que aumentam a ansiedade de quem vai fazer a prova. Nessa reta final é importante procurar formas de relaxar o corpo e a mente. A primeira medida para lidar com a ansiedade é cuidar da saúde física, atenção à alimentação, à atividade física e ao sono.

“Com o corpo preparado, o funcionamento fisiológico dará suporte para que as emoções trabalhem mais reguladas. Para lidar com a ansiedade - antes e durante a prova -, o melhor caminho é o da respiração. Técnicas de Respiração Diafragmática podem ajudar bastante no alívio dos sintomas de ansiedade. Outra dica é a técnica ACALME-SE. Ela diz que devemos aceitar a ansiedade, contemplar as coisas à volta concentrando-se no momento presente, agindo com a ansiedade e não contra ela”, orienta Othon.

O Enem 2020, que inicialmente estava previsto para novembro do ano passado, vai ser realizado nos dias 17 e 24 de janeiro. Já a prova eletrônica do exame vai acontecer nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.