Retorno

Museus e casas de cultura abertos à visitação pública

Equipamentos de cultura de São Luís e outros municípios estão recebendo visitas espontâneas, com capacidade limitada e seguindo os protocolos sanitários

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Obras expostas no Museu de Arte Sacra
Obras expostas no Museu de Arte Sacra (museu de arte sacra)

São Luís - As visitas às casas de cultura e museus de São Luís e outros municípios do Maranhão já podem ser realizadas por quem deseja conhecer mais sobre a história e a cultura locais. Janeiro, mês de férias escolares, estes espaços passam a receber visitas presenciais guardando todos os protocolos sanitários necessários ao combate à Covid-19.

Assim, as casas de cultura mantidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), voltam a abrir para visitações espontâneas, de terça-feira a domingo, das 14h às 18h. A exceção é o Forte Santo Antônio, que aos domingos abre das 14h às 17h.

As visitas não precisarão ser agendadas, porém, vale ressaltar que os protocolos sanitários continuam, então a visitação a qualquer equipamento cultural deve ser feita com o uso de máscaras e o cumprimento do distanciamento social. Está sendo ofertado álcool em gel ao público na recepção de cada casa.

Espaços
Entre os locais destinados à leitura e pesquisa estão o Arquivo Público do Maranhão, cujo funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O total máximo por visitação guiada é de cinco pessoas, e a mesma quantidade por ambiente de pesquisa. Outro espaço é a Biblioteca Pública Benedito Leite, que funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, recebendo no máximo de cinco pessoas por visitação guiada e no máximo cinco pessoas por ambiente de pesquisa (serão distribuídas senhas para esse controle de acesso). A entrada da Biblioteca está ocorrendo pelo portão lateral.

Já a Casa de Cultura Josué Montello abre de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, recebendo no máximo de cinco pessoas por visitação guiada e no máximo cinco pessoas por ambiente de pesquisa.

Quanto à Casa do Tambor de Crioula, Casa de Nhozinho, Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão, Museu de Artes Visuais, Museu de Arte Sacra, Forte Santo Antônio da Barra, Cafuá das Mercês, Convento das Mercês, Teatro Arthur Azevedo e Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão (REFFSA) estarão abertas para visitações espontâneas de terça-feira a domingo, das 14 às 18h.

Seguem em obras e, portanto fechados para o público, o Museu do Reggae, Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, Casa do Maranhão, Centro de Criatividade Odylo Costa, filho e seus anexos e Museu Histórico e Artístico do Maranhão.

Municípios
Além de São Luís, outros equipamentos de cultura também estão abertos ao público. É o caso do Centro Cultural Engenho de Pindaré-Mirim, aberto de terça-feira a sábado, das 14h às 18h e aos domingos, das 17h às 22h. As Casas de Cultura de Alcântara - Museus Histórico de Alcântara, Casa do Divino de Alcântara, Casa do Mordomo de Alcântara - funcionarão de terça-feira a domingo, das 8h às 12h. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.