O Plano Estadual de Imunização do governo do Maranhão foi apresentado ontem pelo governador em exercício Carlos Brandão (Republicanos). O documento surge após cobrança do deputado estadual César Pires (PV), que na semana passada, enviou expediente à Secretaria Estadual de Saúde (SES) cobrando o
planejamento do governo para a imunização da população.
O plano traz a logística de armazenamento e distribuição das doses de vacina. Tem esquema de vacinação para os públicos que serão atendidos. Idosos a partir de 75 anos, profissionais de saúde e população quilombola e indígenas serão os primeiros que serão imunizados. Nesta etapa, a previsão é vacinar mais de 400
mil pessoas.
A segunda etapa serão vacinados os idosos de 60 a 74 anos que somam 535 mil. Na terceira etapa será a vez das pessoas com comorbidades, cuja estimativa populacional é superior a 813 mil.
No plano há previsão de compra de 8 milhões de seringas, câmaras de refrigeração, computadores e até
ar condicionados.
O que o plano não traz é o chamado “Plano B”, que seria a compra das doses. O governo apresenta um plano de imunização baseando-se somente na
possibilidade do envio de doses de vacina pelo Governo Federal.
A promessa de compra de vacina permanece somente nos discursos. À coluna, semana passada, o secretário Carlos Lula afirmou não ter onde comprar as doses necessárias. Ontem na coletiva, o gestor disse que há conversas com empresas chineses e americanas, mas não quis revelar o nome dessas empresas.
No fim, o Maranhão tem o plano de imunização para chamar de seu, mas com previsões abstratas que nada garantem que os maranhenses serão vacinados como, em cada postagem nas redes sociais, tal ideia é passada.
Prazo final
Vale lembrar que, em dezembro, o governo maranhense tinha previsão de aguardar somente até 15 de janeiro pela posição do Governo Federal em relação à compra de vacinas.
O prazo previsto termina na sexta-feira. Em teses, pelo que já disseram o governador Flávio Dino e o secretário Carlos Lula, no da seguinte o governo já inicia a compra de doses de uma vacina.
Recursos estão separados, segundo o governador e o secretário de Saúde. Decisão judicial também já existe. Só falta mesmo dia 15 chegar.
Não vira jacaré
Mesmo em tom mais apaziguador, o secretário de Estado, Carlos Lula, voltou a alfinetar o presidente da República, Jair Bolsonaro, durante entrevista coletiva ontem para detalhar o plano de vacinação estadual.
Segundo Lula, quem tomar a vacina “não virará jacaré”, disse se referindo à recente fala de Bolsonaro. Apesar da provocação, o gestor maranhense disse que era hora neste momento de “esquecer as diferenças políticas”.
Em uma semana
De acordo com o Governo, assim que as vacinas estiverem no território maranhense, as doses estariam nos locais para aplicação em até uma semana.
Se houver o sinal verde hoje do Ministério da Saúde, conforme estima o governo local, as doses sairiam de São Paulo, seriam transportadas até Fortaleza (CE) e, de lá, para a capital maranhense.
Segundo o Governo, dois aviões e três helicópteros serão usados no transporte.
Protagonista
Quem protagonizou a entrevista coletiva de apresentação do Plano de Vacinação foi o secretário Carlos Lula.
Lula disse estar aliviado e afirmou que, para ele, “a guerra aparentemente está acabando”.
Ao seu lado, o governador em Exercício, Carlos Brandão, também falou sobre a mobilização do Governo para o transporte das doses.
Aprovação
Os vereadores se reuniram em sessão extraordinária para apreciar, em regime de urgência, três projetos de lei do Poder Executivo.
Aprovaram a criação da Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência, a Subprefeitura da Zona Rural e também o programa que dá isenção da taxa de alvará para microempresas que atuam na capital.
A sessão foi longa com mutos discursos dos parlamentares. Um pedido de vistas, feito pelo vereador Jhonatan Alves Soares (PT) - que representa o Coletivo Nós - foi negado pela Mesa Diretora da Câmara.
DE OLHO
401 MIL PESSOAS ESTÃO previstas para serem vacinadas na primeira etapa da imunização no Maranhão segundo o plano estadual.
Empossados
Os deputados federais Márcio Jerry e Rubens Júnior (ambos do PCdoB) assumiram oficialmente os cargos de secretário de estado ontem.
Jerry foi para a Secretaria de Cidades e Rubens assumiu a Comunicação e Articulação Política. Neste último caso, haverá o desmembramento da Comunicação.
Rubens Júnior ficará somente com a Articulação Política. O nome do titular da Comunicação só será anunciado após as férias do governador Flávio Dino.
E MAIS
• O advogado Luis Fernando Xavier Guilhon Filho tomou posse na tarde de ontem como membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.
• A cerimônia de posse ocorreu no gabinete do presidente, desembargador Tyrone Silva. Luis Fernando assume na vaga aberta com o fim do biênio da advogada Camilla Rose Ewerton Ferro Ramos, ocorrida em agosto do ano passado.
• Hoje será a vez do também advogado Gilson Ramalho de Lima assumir a outra vaga de membro substituto do TRE.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.