Devoção

Montes Altos já começa preparativos para o Círio de Nazaré

Comissão organizadora tem tempo para fazer um grande evento religioso; intenção é transformá-lo em um grande evento religioso da região tocantina, levando fiéis de várias cidades para Montes Altos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Círio de Nazaré, em Montes Altos, está marcado para 12 de setembro
Círio de Nazaré, em Montes Altos, está marcado para 12 de setembro (Nossa Senhora de Nazaré)

Montes Altos - Recém-designado para assumir a Paróquia Nossa Senhora de Sant’Ana, padroeira de Montes Altos, o padre Luzimar Moura da Luz, teve uma ideia: realizar o Círio Nossa Senhora de Nazaré, lembrando a manifestação religiosa que acontece em Belém do Pará, agora em 2021, em sua 229ª edição.

Imediatamente, começou a empreender esforços visando que o sonho do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Montes Altos pudesse sair do papel e virar realidade. Ele manteve, então, diversos contatos, mostrando o projeto e, obviamente, buscando apoio.

As respostas vieram muito antes do tempo esperado. Pessoas dos vários setores, além de autoridades, paroquianos e devotos de Nossa Senhora de Nazaré, sinalizaram positivamente, fazendo com que a iniciativa começasse a ganhar corpo e passasse a fazer parte do dia a dia dos montealtenses, principalmente dos católicos. Ou seja, virar realidade.

Sobre o Círio
O Círio de Nazaré acontece anualmente em várias cidades brasileiras, inclusive na capital maranhense, São Luís, reunindo milhares de pessoas, no segundo domingo de outubro.

A iniciativa de padre Luzimar Moura é transformá-lo em um grande evento religioso da região tocantina, levando fiéis de várias cidades para Montes Altos.

O turismo religioso em evidência, tendo em vista que a realização do Círio de Nazaré levará significativo número de romeiros a Montes Altos, durante o seu transcorrer.

O evento já tem data para acontecer: 12 de setembro. Reunião foi realizada em meados da semana passada, com o padre Luzimar Moura informando sobre as novidades e a confirmação do dia de realização do Círio de Nazaré por Dom Francisco Lima Soares, bispo da Diocese de Carolina, a qual Montes Altos é vinculado.

“Estamos trabalhando, seguindo um verdadeiro passo a passo. O objetivo é realizar um grande evento, já no primeiro ano”, diz o padre Luzimar Moura, mostrando-se confiante em razão de como os preparativos em torno do Círio de Nazaré em Montes Altos estão acontecendo. “Tudo detalhadamente preparado”, reforça.

Montadas as equipes que integram a Comissão Organizadora do Círio de Nazaré em Montes Altos, João Maurício Martins assumiu a coordenação do evento, respondendo, ainda, pela parte de marketing e divulgação (imprensa).

Viagem a Belém do Pará
“Estamos trabalhando com afinco, planejando detalhadamente. Vai ser um grande acontecimento, envolvendo a cidade e a região”, afirma Maurício Martins, adiantando que os preparativos para a viagem a Belém do Pará estão adiantados.

Acompanhado de membros da Comissão Organizadora, padre Luzimar Moura viajará nos próximos dias para a capital paraense. Lá, irá entregar ofício ao presidente da Diretoria, padre Luiz Carlos Nunes Gonçalves, por meio do qual solicita visita a Montes Altos de uma comissão formada por padres Barnabitas, responsável pela realização do Círio de Nossa de Nazaré na capital paraense.

Imagem peregrina
O objetivo do documento é fazer com que os padres Barnabitas conheçam a cidade, a estrutura do evento e levem para Montes Altos uma imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.

A exemplo do que acontece em Belém, o Círio de Nazaré, em Montes Altos, também constará de simbologia. Um dos símbolos, de acordo com Maurício Martins, serão a corda, a Berlinda, que já se encontra em Imperatriz, e o Carro dos Anjos, o Carro dos Milagres.

Trajeto da procissão
O trajeto da procissão religiosa já foi definido. O traslado, com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, sairá da Igreja Nossa Senhora de Sant’Ana, na noite de sábado, 11 de setembro, em Procissão Luminosa, percorrendo ruas centrais de Montes Altos, para a Igreja São João Batista, localizada na Vila Angical. “Uma marcante romaria, com os devotos percorrendo as ruas centrais de cidade”, conclui Maurício Martins.

Padre Luzimar Moura afirmou que a palavra de ordem agora é trabalho. “Muito trabalho”. Nossa Senhora de Nazaré é a padroeira do Pará e a “Rainha da Amazônia”.

SAIBA MAIS

“Rainha da Amazônia”
Montes Altos, no Sudoeste do Maranhão, na denominada Região Tocantina, faz fronteira com Imperatriz, na Região Pré-Amazônica, a 597 quilômetros de Belém, no Pará.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.