Círio de Nazaré

Círio de Nazaré se encerra neste fim de semana em SL

O destaque da programação do festej Cohatrac será a procissão que deve reunir 100 mil pessoas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Tudo pronto para o Círio de Nazaré no Cohatrac
Tudo pronto para o Círio de Nazaré no Cohatrac (Tudo)

Esse é o último fim de semana da 24º edição do Círio de Nazaré, realizado pela Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, no bairro do Cohatrac, em São Luís. Os momentos mais aguardados da festa acontece neste sábado, dia 8, com a procissão do Cohatrac em direção à Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab, e no domingo, no encerramento do Círio, quando aproximadamente 100 mil pessoas são esperadas para a festividade.

As atividades do Círio de Nazaré começaram no dia 29 de setembro e se encerram neste domingo. Ao longo desses dias, missas, novenas e outras atividades religiosas e culturais fizeram parte da programação deste evento que já faz parte do calendário católico da capital maranhense.

Neste sábado, dia 8, a programação inicia às 6h com o Terço da Alvorada, seguida pela Missa Solene, marcada para às 6h30. Às 9h haverá a missa com os enfermos e idosos. Já na parte da tarde será realizada, às 17h, a Missa Solene do Translado e a apresentação do Manto de Nossa Senhora de Nazaré.

Às 19h será realizada a Procissão da Luz, que consiste no translado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, da igreja que leva o seu nome, no Cohatrac, para a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab. Cerca de 5 mil pessoas são esperadas para o tradicional evento.

Já no domingo, dia 9, às 6h30 está marcada a Missa Solene na Igreja de Nossa Senhora de Nazaré. Às 9h acontece a Missa das Crianças seguido pelo Batismo, que está programado para às 10h. Esses são os únicos eventos durante a manhã.

No período da tarde tem início do preparativos para a Grande Procissão do Círio de Nazaré. Às 15h acontece uma missa na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Cohab) e às 16h30 tem início a concentração para a procissão, cuja saída está programada para as às 17h em direção à Igreja de Nossa Senhora de Nazaré (Cohatrac).

Às 19h está prevista a Soleníssima Missa de Encerramento da Festa da Luz do Círio de Nazaré, na Igreja do Cohatrac. A missa será celebrada pelo arcebispo de São Luís, Dom José Belisário. Cerca de 100 mil pessoas são esperadas para o encerramento.

De acordo com o padre Flávio Colins, pároco da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, a expectativa para o encerramento do Círio é bastante positiva. “Será um momento de rezar por paz e segurança para todos”, destacou.

O Círio de Nazaré completou neste ano 24 anos de existência. A história do Círio de Nazaré em São Luís teve início em 1992 quando o Círio de Nazaré de Belém do Pará estava completando 200 anos de história. Na ocasião, a arquidiocese resolveu fazer uma peregrinação com a imagem de Nossa Senhora pelas capitais brasileiras. Atualmente, cerca de 100 mil devotos participam da procissão de encerramento do círio, que já é considerada uma das maiores manifestações católicas da capital maranhense

Programação do Círio de Nazaré no sábado

6h: Terço da Alvorada

6h30: Missa Solene

9h: Missa com enfermos e idosos

17h: Missa Solene de Translado

19h: Procissão da Luz

Programação do Círio de Nazaré no domingo

6h30: Missa Solene

9h: Missa das Crianças

10h30: Batismo

15h: Missa na Igreja da Cohab

16h30: Concentração

17h30: Saída para o Cohatrac

19h: Soleníssima Missa de Encerramento da Festa da Luz do Círio de Nazaré

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.