Festejo

Círio de Nazaré se encerra neste fim de semana em São Luís

Procissão de encerramento acontece no domingo, saindo às 17h30 da Igreja Nossa Senhora do perpétuo Socorro, na Cohab, em direção á igreja Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Círio de Nazaré se encerra no domingo, no Cohatrac
Círio de Nazaré se encerra no domingo, no Cohatrac (Andor com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré percorre com devotos avenida na Cohab)

Com procissão da luz, realizada no sábado (19) e a tradicional procissão, no domingo (20), a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré encerra, neste fim de semana, o Círio de Nazaré Festa da Luz, em São Luís. A festa, que já se configura como o segundo maior evento religioso da Ilha de São Luís, foi aberta no dia 10 de outubro com o início do Novenário da Luz.

Procissão da Luz
Acontece no sábado (19), às 18h30, na igreja Nossa Senhora de Nazaré, a Procissão da Luz, que consiste no translado da imagem da padroeira para a igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab. Antes, haverá Missa Solene do translado, às 17h, na praça em frente a igreja matriz do Cohatrac.

Procissão de encerramento
No domingo (20) é a vez do ponto alto da festa: a procissão de encerramento do Círio de Nazaré, que sairá às 17h30 da igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab, em direção á igreja Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac. Na chegada haverá Missa campal, presidida pelo arcebispo auxiliar de São Luís, Dom Esmeraldo Barreto. Após a missa, haverá o Círio cultural, com quermesse e apresentações artísticas.

Mais de 200 mil devotos
A Comissão organizadora do Círio de Nazaré, aguarda para a procissão mais de 200 mil devotos de várias partes do Estado, que prestarão louvores a Deus e honras a Nossa Senhora de Nazaré por graças alcançadas ou, simplesmente, para expressar sua devoção à padroeira.

Cinquenta dias de Festejo
Com o Tema: “A igreja no coração do bairro, Deus no meio do povo!” e Lema: “Eles tinham tudo em comum”, a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré realizou no bairro do Cohatrac cinquenta de festa, que teve início no dia 01 de setembro, com a missa de envio para as Peregrinações da imagem da Virgem de Nazaré pelas casas do bairro, escolas, hospitais, instituições públicas de São Luís, igrejas da capital e de outras cidades no interior do Maranhão.

Houve também a realização dos Círios Esportivo, Solidário, Ecológico e das Crianças, que são formas de mostrar que a fé em Deus envolve todas as dimensões da vida da pessoa.

Novenário da Luz
Com início no dia 10 de outubro, o Novenário da Luz abriu oficialmente o Círio de Nazaré, em São Luís. Durante dez dias, as pessoas puderam participar de uma programação diária recheada por Terço da Alvorada, Missas às 6h30, 17h e 19h, confissões, adorações ao Santíssimo e missa solene às 19h.

Romaria
No dia 12 de outubro, quando também se fez homenagens a Nossa Senhora Aparecida, fiéis de vários bairros, juntaram-se aos devotos do Cohatrac e em Romaria caminharam cerca de 16km, saindo às 23h, da igreja do Carmo, no centro, para a igreja Nossa Senhora de Nazaré ( Cohatrac), onde por volta das 06h da manhã houve a tradicional Missa dos Romeiros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.