Antonio Sabóia

Ator franco-maranhense em série no Globoplay

O ator franco-maranhense Antonio sabóia integra elenco da produção "Rotas do Ódio", que integra desde esta semana o catálogo da plaftaforma

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Os atores Mayana Neiva e Antonio Sabóia estão em "Rotas do Ódio"
Os atores Mayana Neiva e Antonio Sabóia estão em "Rotas do Ódio" (Antonio Sabóia e Mayana Neiva)

São Luís - Para quem é fã do gênero drama policial, o Globoplay disponibilizou as três temporadas na íntegra de “Rotas do Ódio”. A produção tem no elenco o ator franco-maranhense Antonio Sabóia que tem atuado ainda em outros projetos como a série “Mecanismo”, do diretor José Padilha e ainda os longas “Órbitas da Água”, do cineasta maranhense Frederico Machado e “Bacurau”, de Kleber Mendonça e Juliano Dornelles, ambos premiados.

A série brasileira “Rotas do Ódio”, de Susanna Lira, é ambientada em São Paulo. A produção, que tem três temporadas, acompanha casos desafiadores de violência por meio da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Raciais e Delitos de Intolerância.
A equipe de investigação é liderada por Carolina, uma delegada interpretada por Mayana Neiva e seus parceiros são Julio Pedrazza (Antonio Saboia) e Teodoro (Marat Descartes).

Um dos maiores desafios da delegada Carolina é liquidar a gang “Falange Branca”, comandada pelo playboy Gustavo Zooter (André Bankoff), que espalha o terror na cidade cometendo crimes principalmente contra gays, negros, nordestinos e estrangeiros. Mas além da vida pesada no trabalho, Carolina precisa lidar com problemas pessoais e com a constante ameaça de ter a delegacia fechada pela Secretaria de Segurança.

A pesquisa para a série foi realizada por Susanna Lira, que já havia dirigido um documentário sobre intolerância anteriormente, em 2016 (Intolerância.doc). A diretora viu nesse trabalho a oportunidade de criar entretenimento ao mesmo tempo em que usa casos reais para denunciar crimes que acontecem diariamente por São Paulo. Mas que não são capas de jornais.

Perfil

O ator Antonio Sabóia é filho de mãe francesa e pai maranhense (o jornalista Napoleão Saboia) e viveu entre a França e o Brasil, vindo sempre ao Maranhão, onde costumava passar férias. Além dos laços pessoais com o estado, há também a ligação profissional e o artista já trabalhou com os diretores Breno Ferreira, no filme “Ódio” e Francisco Colombo, em “Reverso”, entre outros trabalhos a exemplo do longa-metragem "As Órbitas da Água", do cineasta Frederico Machado.

Em dezembro passado, o filme foi o grande premiado no Festival de Cinema de Campina Grande, no primeiro ano de Mostra Competitiva para Longa Metragem do Festival. Levou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Ator para Antonio Saboia, Melhor Atriz para Rejane Arruda, Melhor Roteiro, de Frederico Machado e Melhor Fotografia, assinada por Ben-Hur Real. A obra encerra a "trilogia dantesca" de Frederico Machado, após “O Exercício do Caos” (2012) e “O Signo das Tetas” (2015).

Antonio Saboia atuou ainda em filmes como “O lobo atrás da porta”, de Fernando Coimbra; “Lula, o filho do Brasil”, de Fábio Barreto e Marcelo Santiago, entre outros. Na TV, participou da novela “Em família”, da Rede Globo.l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.