Saúde

Inca utiliza videochamadas em isolamento de pacientes oncológicos

Ação tem ajudado a aproximar familiares, mesmo diante da impossibilidade da presença física e reduzir o sofrimento na internação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(videochamada / isolamento)

Brasília - Devido ao alto risco de contágio do coronavírus, as visitas e a permanência de acompanhantes com os pacientes suspeitos e/ou confirmados com Covid-19 foram proibidas na unidade do Instituto Nacional do Câncer (Inca) responsável pelos cuidados paliativos - Hospital do Câncer IV. Com esta restrição, se tornou importante instituir o Time de Comunicação e Acolhimento, constituído por profissionais das áreas assistenciais, que passaram a realizar um contato virtual diário com os familiares, para atualização do quadro clínico de cada paciente. O objetivo da ação do Inca é minimizar uma das faces da Covid-19: o confinamento, inclusive em situações de fim de vida.

Assim, a partir do momento em que o paciente autoriza o contato online com os familiares, a equipe médica agenda o dia e o horário, para que a interação entre o paciente e a família aconteça via aplicativo de vídeo proporcionado pelo WhatsApp, Skype ou similar. As chamadas são sempre acompanhadas por uma psicóloga para intervenção terapêutica, se houver necessidade.

A experiência vivenciada por todos os envolvidos, até o momento, já traz indícios de que a estratégia deve ser mantida mesmo após a pandemia. As evidências positivas servem para confirmar a hipótese de que o uso da tecnologia, na impossibilidade da presença física de familiares e entes queridos, pode reduzir o sofrimento no contexto da internação hospitalar, e, principalmente, dos Cuidados de Fim de Vida.

A iniciativa do INCA, por meio da sua unidade de cuidados paliativos, pode servir como mola propulsora para o desenvolvimento dessa estratégia de atenção e cuidado, contribuindo para a humanização do atendimento de mais pacientes, inclusive em situações clínicas distintas.

A partir da fase de transmissão comunitária, a doença acometeu um número expressivo de pacientes acompanhados, no ambulatório e em assistência domiciliar. O posicionamento do Inca sempre foi preservar, da melhor forma possível, a assistência aos pacientes oncológicos acometidos pelo vírus.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.