Ensino superior

Enem: Confira dicas de como se preparar para a prova na reta final

Organizar as atividades e manter o equilíbrio são fatores importantes para fazer uma boa prova e obter um bom resultado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(enem estudo/ estudante)

Florianópolis - Diante das mudanças enfrentadas pela pandemia do coronavírus, este ano o mês de janeiro será um pouco diferente para os jovens estudantes. Tradicionalmente, a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é realizada em novembro, acontecerá neste primeiro mês de 2021. A primeira prova será realizada no domingo, dia 17. Com tantos desafios, é importante os alunos se prepararem para a realização do exame.

Confiança é a palavra de ordem para essa reta final. “É importante o estudante saber que o conteúdo de toda vida escolar está com ele, para além do último ano, a base de conhecimento fez parte da jornada escolar de cada um deles”, reforça Daniela Nascimento, diretora do Marista Escola Social Santa Mônica, de Santa Catarina.

O equilíbrio também vai contribuir para que o estudante ganhe essa confiança. “Organizar os conteúdos, mas também deixar um tempo livre para relaxar, fazer uma atividade física, permanecer com a família, assistir algo que goste, essas ações vão trazer bem estar físico e mental, para que o aluno possa estar ainda mais concentrado na hora da prova”, revela Daniela Nascimento.

“Aproveite o momento para relembrar os temas tratados ao longo do ano, as matérias e as dicas dos professores. Em um ano cheio de desafios, eles se fizeram presentes para apoiar e dar suporte para todos os alunos”, reforça ela.

Para estar tranquilo e pronto para o Enem 2021, a especialista traz algumas dicas essenciais para o período que antecede as provas. Confira a seguir:

12 DIAS ANTES DA PROVA

Priorize os conteúdos que mais lhe trazem dúvidas

O estudante deve focar nas áreas do conhecimento que considera mais difíceis, dedicando um tempo maior a elas. Para isso, uma sugestão é buscar uma quantidade maior de material de apoio e empenhar-se para assimilá-los.

Leitura é fundamental

Priorize a leitura de gêneros textuais diversos, tais como: crônicas, artigos de opinião, notícias de jornais, de revistas, online etc. Além de ficar bem informado sobre os possíveis temas para a Redação, você expande o seu vocabulário.


Atenção à redação

A redação exige uma atenção especial. Nos últimos dias, escreva o máximo possível, revisando os elementos que compõem a estrutura dissertativa solicitada pelo Enem.


10 DIAS ANTES DA PROVA

Desacelerar é a palavra de ordem

Programe seu tempo de estudos e não ultrapasse o tempo estipulado. É importante manter os momentos com a família e os momentos de descanso.

Fique atento à saúde

Para melhorar a assimilação do conhecimento é importante pensar no bem-estar, cuidando da alimentação, fazendo pausas para o descanso e praticando atividades físicas.

Dormir bem é tão importante quanto estudar

A rotina de um sono tranquilo afeta todas as atividades. É fundamental manter a recomendação diária de 8 horas de sono, recuperando, assim, o descanso necessário para as provas.


5 DIAS ANTES DA PROVA

Se hidrate, coma alimentos leves e confira os horários

Nos dias anteriores à prova, beba bastante líquido, faça as refeições no horário correto e busque uma alimentação leve e saudável.

Atenção às datas e horários O Enem impresso acontecerá no domingo, dia 17 de janeiro, e a segunda prova no dia 24 de janeiro. Já o Enem digital será realizado nos dias 31 de janeiro e no domingo 7 de fevereiro.

A abertura dos portões acontecerá às 12h e o fechamento às 13h para o início das provas. O término das provas no primeiro dia será às 19h e no segundo dia, às 18h30.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.