Festival

Para ecoar a resistência do tambor de crioula

Festival de Cantadores de Tambor de Crioula de São Luís ocorre hoje e será transmitido ao vivo pela internet

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Tambor de crioula Um Degrau de Santa Luzia estará no evento
Tambor de crioula Um Degrau de Santa Luzia estará no evento (tambor de crioula um degrau de santa luzia)

São Luís - Ps contextos sociais e políticos, bem como os aspectos tradicionais presentes nas cantigas entoadas pelos integrantes de grupos de tambor de crioula são o pano de fundo do Festival de Cantadores de Tambor de Crioula de São Luís, que será realizado hoje, com transmissão ao vivo pelo canal no Youtube do Inspire e Comunique. Todos os procedimentos de segurança como o uso de máscaras, distanciamento e limitação de público serão adotados em razão do período pandêmico da Covid-19.

A atividade reunirá 35 cantadores de tambor de crioula existentes nas diversas comunidades de São Luís. O evento na capital maranhense, que será realizado na quadra poliesportiva do Centro de Ensino Barbosa de Godoi, no Monte Castelo (ao lado da igreja Nossa Senhora da Conceição), é uma edição inspirada no I Festival de Cantadores de Tambor de Crioula da Baixada Maranhense, realizado em 2018, ocasião que reuniu 50 cantadores de 30 municípios da região.

O objetivo é resgatar, preservar, difundir e valorizar os cantadores do tambor de crioula do Maranhão. “Vamos fazer o encontro de 35 mestres do tambor de crioula da Ilha de São Luís. Teremos toadas antigas deixadas por nossos antepassados e também vamos ter o deleite de ouvir novas toadas, deixando um acervo para as atuais e futuras gerações. Um festival como este é muito enriquecedor, não só pelo seu valor histórico, mas também pela transmissão de conhecimentos e perpetuação da identidade cultural maranhense”, explica o coordenador e diretor artístico do festival, Paulinho Dimaré.

Enredo

O tambor de crioula tem características próprias de execução que envolvem a devoção a São Benedito, o canto, a dança e os tambores. As histórias de quem faz o tambor são de quem as narra, mas são de outros que compõem a irmandade do tambor a exemplo dos mestres Leonardo, Leôncio, Felipe, Apolônio, Nivô, Negão, Dico Preto, Miguel Arcanjo, Ademar (o Ferro Boto) e mestre Quelé, entre outros que ajudaram a perpetuar a manifestação.

As cantigas e toadas do tambor de crioula formam um aparato discursivo que representa a voz do negro, que se negou a ficar muda. Em reação à escravidão, ao preconceito se expressa nas toadas e na fala dos corpos, dos gestos, dos passos que reconheciam nos batuques a essência de uma liberdade perdida nos limites da escravidão física. O tambor não permitiu o aprisionamento da alma e garantiu a resistência espiritual necessária à transcendência das torturas materiais. É como segue até hoje.

O Festival de Cantadores de Tambor de Crioula de São Luís é patrocinado pelo edital de fomento a projetos culturais da Lei Aldir Blanc Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão. A realização é do Instituto de Desenvolvimento Humano e de Proteção Ambiental (IDHPA) com o apoio da Federação de Tambor de Crioula do Maranhão (Fetacma).

Serviço
O quê

Festival de Cantadores de Tambor de Crioula do Maranhão

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Com transmissão ao vivo pelo You Tube no canal Inspire e Comunique

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.