Trânsito

SMTT instala Onda Verde no Complexo Viário da Forquilha

O sistema de sincronização semafórica com o objetivo de dar fluidez ao tráfego nas vias da capital

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Medida tem objetivo demelhorar o fluxo de veículos
Medida tem objetivo demelhorar o fluxo de veículos (sincronização semafórica)

São Luís- A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), implantou o sistema de “sincronização semafórica”, conhecida como Onda Verde, com o objetivo de dar fluidez ao tráfego e diminuindo a interrupção do fluxo de veículos nas principais vias da capital maranhense.

Segundo a prefeitura, neste primeiro momento, o sistema foi instalado no Complexo Viário da Forquilha, alcançando toda a extensão da avenida Guajajaras, mas, deve ser implantado nos principais corredores viários de São Luís.

O secretário da SMTT, Israel Pethros, declarou que com a implantação do sincronismo semafórico, haverá uma melhoria considerável quanto à retenção de veículos em pontos de maior fluxo da capital, principalmente nos horários de pico. "Após as configurações necessárias dos equipamentos, os semáforos passarão a funcionar de forma sincronizada, a fim de evitar as desconfortáveis sequências de paradas ao longo da mesma via”, diz o secretário.

Videomonitoramento

A SMTT também ampliou o número de câmeras de videomonitoramento do Centro de Controle de Operações (CCO), ferramenta fundamental no auxílio do ordenamento e controle do trânsito das vias da cidade. O CCO foi implantado no ano de 2016 e contava com apenas 10 câmeras, mas, no momento ganhou mais 12 câmeras, que monitoram em tempo real e funcionando 24 horas. Elas fazem giros de 360º e tem zoom de até 1 quilômetro, permitindo visualização de grande capacidade.

De acordo com o secretário da SMTT, Israel Pethrus, as novas câmeras vão garantir maior controle de trânsito da cidade, tornando-o mais seguro e organizado para condutores e pedestres. “As novas câmeras já estão em fase final de instalação e entram em funcionamento de forma imediata na semana que vem”, frisou o secretário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.