Ação social

Crianças do Cajueiro ganham brinquedos e adultos kits anti-Covid de Natal

Comunidades do entorno da área onde está sendo construído o Porto São Luís recebeu o material, sem aglomeração.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Famílias receberam os presentes
Famílias receberam os presentes (Natal)

São Luís - Uma ação itinerante de Natal distribuiu brinquedos a centenas de crianças que moram nas comunidades do Cajueiro, na área da Vila Maranhão (região Itaqui-Bacanga). A equipe percorreu as comunidades do entorno da área onde está sendo construído o Porto São Luís, fazendo as entregas dos brinquedos, sem aglomeração.

Foram entregues mais de 400 brinquedos para crianças de até 12 anos e 250 kits anti-Covid-19 para os adultos, contendo máscara reutilizável de tecido, álcool em gel e cartões de boas festas com sementes de agrião e salsinha para plantio. A entrega ocorreu em locais abertos nas comunidades Andirobal, Cajueiro, Sol Nascente, Prainha, Guarimanduba, Morro do Egito e Mãe Chica. Todos os envolvidos estavam usando máscaras e utilizando álcool em gel.

“No ano passado realizamos uma grande festa de Natal para os moradores do entorno do Porto São Luís. Este ano, porém, por conta do protocolo de segurança estabelecido pela OMS diante da pandemia de Covid-19, fizemos uma ação natalina diferente, sem aglomeração”, explicou a assistente social do Porto São Luís, Débora Rodrigues.

Foram entregues previamente senhas para os líderes comunitários distribuírem para as famílias com crianças receberem os presentes. Um carro percorreu as comunidades, parando em áreas abertas pré-estabelecidas pelos líderes comunitários, onde houve a entrega dos presentes de forma segura para os adultos.

“A entrega dos presentes foi para os pais e responsáveis. Ao invés de juntarmos muitas crianças, os adultos que vieram buscar. Foi obrigatório o uso de máscara. Também disponibilizamos álcool em gel e máscaras descartáveis”, ressaltou a analista de gestão ambiental e comunicação social da MRS Ambiental, Quilana Viégas.

Moradores
Para Raíssa de Jesus, moradora do Andirobal e mãe do pequeno Lucas Eliazar de 1 ano e 3 meses, a iniciativa levou um pouco de alegria e espírito natalino para as crianças, que este ano por causa da pandemia de Covid-19 estão mais isoladas em casa.

Na opinião de Leila Silva, moradora do Cajueiro e mãe de 3 crianças, o ideal seria uma grande festa de Natal como a do ano passado, realizada pelo Porto São Luís e a MRS. “Porém, sei que a pandemia impede qualquer aglomeração, por isso achei muito legal esta ideia de distribuir presentes para as crianças dentro das comunidades”, avaliou a moradora.

Já Suzy Dias, moradora da Prainha e mãe de 2 crianças, afirmou que o importante foi ter uma atividade que lembrou o Natal e trouxe alegria para as crianças com os brinquedos. “Tomara que tudo volte logo ao normal e em 2021 a gente possa comemorar numa grande festa”, declarou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.