Limpeza urbana

15 toneladas de lixo são recolhidas pela Prefeitura de São Luís diariamente

Com período de festas, há possibilidade de aumentar essa quantidade; Prefeitura disponibiliza equipes extras para manter a cidade limpa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Carroceiro foi flagrado ontem jogando entulho e lixo, na Rua Nossa Senhora da Guia, na região da Areinha
Carroceiro foi flagrado ontem jogando entulho e lixo, na Rua Nossa Senhora da Guia, na região da Areinha (lixo)

São Luís - Em média, 15 toneladas de lixo são recolhidas por dia em São Luís e, segundo a Prefeitura, essa quantidade deve aumentar durante o período de festas de fim de ano. Para garantir a limpeza da cidade, principalmente de praças, praias e logradouros mais movimentados, serão disponibilizadas equipes extras de coleta.

A Prefeitura informou que já disponibilizou equipes extras para fazer o recolhimento do lixo na cidade no decorrer do período natalino deste ano, sempre utilizando os equipamentos de proteção individual, os EPIs.

Em relação ao trabalho de recolhimento do lixo durante o período da pandemia da Covid-19, a Prefeitura ressaltou que a operação segue todos os critérios de controle adotados para garantir a cidade limpa, como a sanitização dos lugares de maior acesso, sobretudo entorno das redes de saúde e dos pontos de coletivos.

Ainda de acordo com o Município, a coleta domiciliar atinge todos os bairros de São Luís. O lixo hospitalar não é recolhido pelo serviço de limpeza pública. Os hospitais possuem serviços exclusivos para a coleta, transporte e destinação conforme normas e legislações vigentes.

Lixões
Mesmo com a Prefeitura, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, fazendo o recolhimento diário do lixo doméstico, ainda é possível encontrar na cidade pontos que foram transformados em lixões, pela população. Na Rua Nascimento de Moraes, no bairro São Francisco, há galhos grandes de árvores, entulhos e sacolas velhas em cima de uma calçada.

Alguns moradores temem pela segurança, uma vez que a sujeira fica próximo da rede de energia elétrica. “Estamos com medo desse lixo pegar fogo e atingir os fios de eletricidade e provocar um estrago maior na rua como até mesmo nas casas”, comentou uma moradora.

Também há pontos de acúmulo de lixo nos bairros Lira e Areinha. Na Rua Nossa Senhora da Guia, um carroceiro foi flagrado por O Estado, despejado entulho e material orgânico em via pública, e não quis falar sobre o assunto.

Ações de limpeza
O Comitê Gestor de Limpeza Urbana realiza diversas ações para manter a limpeza da cidade. Uma delas é o bota-fora, que tem como objetivo coletar resíduos volumosos e inservíveis e visa ainda incentivar na população a utilização dos 20 Ecopontos espalhados pela cidade.

As atividades do bota-fora são permanentes e contemplam os bairros de São Luís. No ano passado, o trabalho resultou no recolhimento de quase 400 toneladas de resíduos em diversos da cidade. Para solicitar o serviço, as comunidades podem encaminhar ofício ao Comitê Gestor de Limpeza Urbana, localizado na Prefeitura de São Luís.

Os Ecopontos funcionam de segunda-feira a sábado das 7h às 19h, e recebem plásticos, papel, papelão, vidro, resíduos de inertes (entulho resultantes da construção civil), óleo residual (óleo comestível) e os resíduos volumosos (móveis em desuso), não se recebe resíduos contaminantes.

Área histórica
Na área do Centro Histórico é feita a lavagem hidrotérmica, além da varrição das ruas, que ocorre durante o período da manhã. A coleta dos resíduos domiciliares e dos estabelecimentos comerciais dessa localidade é feita diariamente.

O trabalho de capina e roçagem são feitas com um intervalo maior de tempo, considerando que o calçamento com paralelepípedo impede o crescimento do capim. Toda a área conta ainda com tonéis espalhados para que a população e frequentadores descartem adequadamente copos plásticos, garrafas, papéis e outros resíduos.

Orla
A faixa de areia e a área urbanizadas da praia diariamente há ações de varrição, catação e remoção dos resíduos descartados. Além dos agentes de limpeza, são utilizadas ainda caçambas e retroescavadeiras para recolher o lixo. Na faixa de areia ao longo da Avenida Litorânea é mantida uma equipe de plantão de varrição todos os domingos.

SAIBA MAIS

Desde a desativação do Aterro da Ribeira, na capital, em julho de 2015, o lixo produzido e coletado na capital é descartado na Central de Tratamento de Resíduos Titara, localizada no povoado Buenos Aires, em Rosário. Os resíduos sólidos domiciliares são encaminhados para o aterro sanitário, onde ocorre a drenagem de gases e líquidos percolados (chorume). O chorume é encaminhado à estação de tratamento de efluentes (ETE), onde passa por diversos processos até ser considerado efluente final sem características poluentes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.