Limpeza urbana

Fim de semana terá ação de limpeza com bota-fora na Vila Luizão

Iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre o descarte correto de resíduos sólidos e recolher os chamados resíduos volumosos porta a porta

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Prefeitura de São Luís realiza neste fim de semana ação de limpeza com bota-fora na Vila Luizão
Prefeitura de São Luís realiza neste fim de semana ação de limpeza com bota-fora na Vila Luizão (bota fora)

Este será mais um fim de semana de ações de limpeza intensificada nos bairros. No sábado (14), segunda (16) e terça-feira (17) acontece o bota-fora Vila Luizão, ação colocada em prática, buscando garantir mais qualidade de vida e saúde para a população. Nos três dias serão recolhidos os chamados resíduos volumosos - eletrodomésticos que não funcionam, pneus, móveis fora de uso, entulhos e outros pelas ruas dos bairros.

As ações são realizadas pela Prefeitura de São Luís com o objetivo de conscientizar a população sobre o descarte correto de resíduos sólidos, por isso, no sábado (14), o Cidadão Limpeza Cidade Beleza estará na Vila Luizão conversando com os moradores sobre o descarte ambientalmente adequado dos resíduos domésticos.

As atividades de limpeza no bairro Vila Luizão são constantes. A coleta domiciliar é feita de forma regular todas as segundas, quartas e sextas-feiras, no período diurno, entretanto, o bairro tem pontos de acúmulo de lixo descartado irregularmente, por isso, a Prefeitura de São Luís concentrará os serviços de remoção manual e mecanizada no bairro neste fim de semana.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destaca a importância da ação. "A responsabilidade do descarte ambientalmente adequado dos resíduos volumosos é do cidadão. Cabe a ele levar a um Ecoponto ou buscar descartar da forma correta. Durante o bota-fora, a Prefeitura de São Luís dá ao cidadão a oportunidade de ter esses resíduos coletados em sua porta ao mesmo tempo que o orienta sobre as novas posturas exigidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos e na nossa legislação municipal. Portanto, é uma ação que alia o operacional com a educação ambiental", informou.

BOTA-FORA
Durante o bota-fora, a partir das 8h, agentes de limpeza estarão nas ruas do bairro, fazendo o recolhimento dos resíduos volumosos de porta a porta. Por isso, a Prefeitura de São Luís pede para comunidade que não acumule lixo no seu quintal e não o descarte de forma incorreta, deixando-o na frente de casa para que ele seja recolhido.

Equipes de educação ambiental do Comitê Gestor de Limpeza Urbana e o Cidadão Limpeza Cidade Beleza estarão visitando as casas, informando aos moradores sobre os prejuízos para a saúde pública e meio ambiente decorrentes do descarte irregular de resíduos sólidos nas vias públicas. A ação também vai incentivar o uso dos Ecopontos.

No sábado (14), às 8h30, o Cidadão Limpeza Cidade Beleza passará de casa em casa, conversando com a população, tirando dúvidas sobre os serviços de limpeza urbana e o manejo adequado do resíduo doméstico.

AÇÕES AMPLIADAS
A Prefeitura está ampliando as ações bota-fora ao longo de 2019. Este ano, já foram contemplados o Bairro de Fátima, que recebeu a programação no dia 25 de janeiro, resultado no recolhimento de mais de cinco toneladas de resíduos. Em fevereiro foi realizada uma ação conjunta nos bairros Radional, Vera Cruz e Santa Cruz. Durante os dois dias de programação mais de nove toneladas de resíduos foram recolhidas.

Em agosto a ação ocorreu na Forquilha e recolheu 40 toneladas de resíduos. Também já receberam ação bota-fora em 2019 os bairros Bequimão, Madre Deus, Angelim e Novo Angelim. Outras ações estão sendo programadas para beneficiar o maior número de bairros da cidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.