Expansão

Ampliada cobertura de testes para diagnóstico do HIV na capital

Dados dos últimos sete anos comprovam que os investimentos têm sido efetivos na prevenção, diagnóstico e tratamento das ISTS/AIDS; há sete anos, eram apenas seis unidades autorizadas para realização de teste rápido, atualmente são 72

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Ação da Semus na Feirinha São Luís no domingo (6) alertou sobre a prevenção às ISTS/AIDS
Ação da Semus na Feirinha São Luís no domingo (6) alertou sobre a prevenção às ISTS/AIDS (HIV/AIDS)

São Luís - Dados da Prefeitura de São Luís, apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), apontam que a capital maranhense expandiu a sua rede de cobertura para a promoção e prevenção para o HIV, descentralizando os testes rápidos e ampliando diagnóstico do vírus. Há sete anos, eram apenas seis unidades autorizadas para o procedimento, atualmente são 72 unidades da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) - do município em especial - que fazem os testes. Estes e outros resultados foram apresentados neste domingo (6), em atividade promovida pela Semus na Feirinha São Luís.

O prefeito Edivaldo Holanda Junior, acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, esteve no estande montado pela coordenação do programa IST/AIDS do município e, além de parabenizar os profissionais, também ouviu sobre o resultado do trabalho realizado pelo setor, que se refletiu em redução de óbitos (de 19,9% entre 2015 e 2019) por AIDS e redução dos casos de AIDS em 62,4% dos casos da doença entre 2014 a 2019 na cidade.

A Semus aponta ainda que houve, no período de sete anos, um aumento no número de unidades que efetuam a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) de Risco do HIV, ou seja, serviço especializado na oferta de medicamentos para a redução nos riscos de aquisição de infecções por relações sexuais. Em 2013, era apenas uma unidade e em 2020 a rede oferta 10 unidades com o serviço.

Dentre as unidades que integram a estrutura de assistência ao controle da AIDS na capital, estão os Centros de Testagem e Aconselhamento do Lira (na Rua Pedro Bessa, bairro) e do Anil (na Avenida São Sebastião, bairro), além do Serviço de Atendimento Especializado que funciona no Centro de Saúde do Bairro de Fátima (na Rua Ademar de Barros, bairro) e o CTA na Rua, com abordagens a públicos específicos em agendas externas.

Para a secretária de Saúde de São Luís, Natália Mandarino, o reforço das ações contra a AIDS durante este mês é um complemento ao trabalho de conscientização e prevenção realizado ao longo de todo o ano. "Reforçamos as ações no mês alusivo à prevenção e controle da AIDS, no entanto, durante todo o ano nossas ações são rotineiras. Além disso, por incentivo e determinação do prefeito Edivaldo, ampliamos o setor facilitando o acesso da população a testagens e outros serviços", disse.

Para o coordenador do programa IST/AIDS da Semus, Wendell Alencar, o saldo do trabalho nos últimos anos no controle epidemiológico é positivo. "Aproveitamos a visita do prefeito Edivaldo, acompanhado pela primeira-dama, Camila Holanda, para agradecer o apoio à política municipal de ISTs/AIDS e Hepatites Virais de São Luís nos anos de 2013 a 2020. Reforçamos a grande e importante parceria com as redes como atenção básica e de urgência e emergência", afirmou.

Desde o início do mês, a pasta lançou a campanha intitulada "Se Liga nos Teus Direitos e Combina a Prevenção". Até o fim de dezembro, serão realizadas abordagens, atividades educativas na perspectiva da prevenção combinada, distribuição de preservativos, de géis lubrificantes e estímulo à testagem do HIV durante todo o mês.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.