Solidariedade

Casa que acolhe paciente com HIV sobrevive de doações

Espaço localizado na Jordoa funciona como casa de passagem; venda de bonecas e chaveiros ajuda na manutenção do espaço

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

São Luís - A casa de apoio Acolher, que recebe pacientes jovens, adultos e crianças com diagnóstico de HIV/Aids, é um espaço aberto a pessoas que fazem o tratamento em São Luís. A casa, criada pelo Grupo de Ação pela Solidariedade Humana (GASH) funciona há um ano e quatro meses e vive de doações.
Localizada no bairro Jordoa, funciona como casa de passagem, ou seja, oferece atendimento apenas durante o dia.
Segundo Allison Ferreira, que coordena o projeto ao lado de Paulo Ribeiro, no local são atendidos, diariamente, cerca de 30 pessoas que recebem café, almoço e lanches, além de apoio psicológico, jurídico e social. “Mais de 80% das pessoas que atendemos na casa são prevenientes do interior do Estado. A maioria vem pré-agendada pelo Hospital Presidente Vargas, localizado nas proximidades da casa e que trata estes pacientes. Eles chegam para as consultas ou exames e como não têm onde ficar, os recebemos aqui”, conta Allison Ferreira.

Complemento
Para ajudar nas despesas da casa, que é mantida por meio das contribuições dos voluntários e doações feitas por pessoas e segmentos da sociedade, é a confecção das bonecas e chaveiros Acolher.

As bonecas feitas de tecido tem como significado a representação do amor ao próximo. Atualmente existem 6 modelos (negras, pardas e brancas), confeccionados por fuxicos e lã, feitos a mão e de forma sustentável“A cada boneco vendido, renda é revertida para o trabalho de acolhimento aos portadores de HIV/Aids, e para ajudar nos gastos com alimentação. Hoje, nossa principal dificuldade são as aquisições das proteínas para a alimentação, já que os alimentos não perecíveis chegam, em grande parte, por meio de doações”, aponta Allison Ferreira destacando que a instituição não recebe ajuda financeira do poder público.

Para a produção das bonecas, a casa recebe diariamente retalhos doados por malharia e os voluntários confeccionam. As bonecas são vendidas na lojua Menina das Artes, no São Luís Shopping (Jaracati), em feiras e eventos que a casa participa e no restaurante Cozinha Ancestral ao preço de R$ 20,00. Já os chaveiros custam R$ 10,00. “Também fazemos entrega em domicílio, acrescentando apenas a taxa da entrega do motoboy”, diz Allison Ferreira.
As encomendas das bonecas e chaveiros, além de doações podem ser feitas entrando em contato pelo telefone 9 8818-6272. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.