Estado Maior

Maturidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

É de reconhecida maturidade política a postura do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) - desde o início do processo eleitoral até o momento -, quando começa o período de transição de gestões.

Sem ceder a pressão do Palácio dos Leões, de vereadores e de deputados que integram o seu grupo político, Edivaldo mantevese o tempo todo distante das discussões eleitorais e concentrou esforços nas últimas ações de seu governo.

Inaugurou e vistoriou dezenas de obras.

O pedetista se manteve no campo da neutralidade na disputa do primeiro e do segundo turno da eleição municipal e chamou a atenção para o que muitos interpretaram como desprendimento ao Poder.

Finalizada a disputa nas urnas, com postura republicana e democrática, Edivaldo ligou para o prefeito eleito, Eduardo Braide, o cumprimentou pela vitória e abriu espaços para a imediata transição de gestões.

O fato foi registrado pelo próprio Braide, em entrevista à TV Mirante, no dia seguinte à eleição.

Ontem, ao lado da esposa e primeira-dama, Camila Holanda, Edivaldo recebeu Eduardo Braide e a futura primeira-dama, Graziela Braide, num ato que consolidou o início do processo de transição.

Ele mais uma vez parabenizou o adversário pela vitória [em 2016 ambos disputaram o segundo turno da eleição municipal] e falou sobre os desafios desta reta final de gestão.

Edivaldo decidiu dar amplo acesso à equipe de Braide que conduzirá a transição e assegurou transparência em todo o processo, que terminará no dia 31 de dezembro, quando deixará o Palácio La Ravardière.

Com a decisão de colaborar para que o próximo prefeito conheça a máquina “por dentro” antes mesmo de finalizado o seu mandato - sem entraves, sem ressentimentos, sem desgastes, Edivaldo dá um recado sobre a chamada “nova política”: É assim que se faz.

Transição
O prefeito eleito Eduardo Braide anunciou ontem a equipe que conduzirá o processo de transição.

Max Barros (engenheiro civil e ex-deputado estadual); Elisabeth Castelo Branco; Marília da Conceição Gomes da Silva e Flávio Olímpio Neves integram o colegiado.

O advogado Enéas Fernandes, anunciado na última terça-feira, é quem vai coordenar a equipe.

Já começou
Em seu perfil em rede social, Eduardo Braide publicou alguns momentos da reunião com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior e disse: “A transição já começou”.

Em um dos registros o pedetista abre um mapa da cidade de São Luís e apresenta ao prefeito eleito a localização exata de algumas das principais ações em andamento no Município.

Braide reforçou o que tem dito desde a campanha eleitoral: vai concluir todas as obras que estão em execução.

Tudo azul
O deputado federal Rubens Júnior (PCdoB), por sua vez, aproveitou a oportunidade para descontrair seguidores nas redes sociais.

Por coincidência, tanto Edivaldo quanto Braide estavam de camisa azul. Foi a deixa para o parlamentar, que obteve 10% dos votos no primeiro turno.

“Já procurei a lei municipal que obriga prefeito de São Luís a usar camisa azul hahaha [sic]. Foi Jackson, Castelo, Edivaldo e Braide”, disse.

Agradecimento
O deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos) decidiu fazer uma espécie de “rota de agradecimentos” após finalizadas as eleições municipais.

A “rota” ocorrerá sempre aos sábados. A decisão do parlamentar é de visitar os bairros que ele percorreu durante a campanha eleitoral, para agradecer pelos votos recebidos nas urnas.

Ele começará as visitas neste sábado, com concentração na Praça dos Pescadores, na Avenida Litorânea, às 8h. De lá, seguirá para São Francisco, Camboa e para a área Itaqui-Bacanga.

Bem próximos
O vice-governador Carlos Brandão e o deputado federal Josimar de Maranhãozinho ficaram mais próximos após as eleições municipais.

Eles estavam juntos na campanha do candidato a prefeito de São Luís, Duarte Júnior, derrotado no segundo turno.

Agora já começam a discutir uma possível aliança para a eleição da Famem. Ambos pretendem disputar a eleição para o Governo em 2022.
Mas, essa disputa deve ficar para depois.

DE OLHO

R$ 56,2 milhões É O VALOR que o Maranhão receberá do Governo Federal para combate à Covid-19.

Fazendo as contas
Carlos Brandão e Josimar de Maranhãozinho pertencem ao Republicanos e ao PL, respectivamente.

O partido político do primeiro elegeu 25 prefeitos em todo o Maranhão. O segundo elegeu 40 gestores.

O objetivo seria lançar a candidatura do prefeito de Caxias, Fábio Gentil, para contrapor Erlânio Xavier, de Igarapé Grande, aliado do senador Weverton Rocha (PDT).

E MAIS

• O Estádio Municipal Nhozinho Santos recebeu novo sistema de iluminação e já pode receber jogos noturnos, segundo documento apresentado à FMF por Jasson Lago Júnior, titular da Semdel.

• Apesar de deixar a gestão com bom índice de aprovação, o prefeito Edivaldo Holanda não conseguiu concretizar algumas promessas feitas em 2012, como a Maternidade na Cidade Operária.

• A reforma do Hospital da Criança também não foi concluída pelo atual gestor e deve “cair” no colo do prefeito eleito, Eduardo Braide.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.