Morte

Dupla criminosa morre em confronto policial na Baixada

Assaltante e comparsa são suspeitos de cometer roubos na zona rural do município de Peri-Mirim

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Bode não tinha passagem na Justiça, mas era suspeito de roubos
Bode não tinha passagem na Justiça, mas era suspeito de roubos (Bode)

São Luís -

O ex-presidiário Aurivan Pinheiro, e seu comparsa, identificado como Bode, morreram durante confronto policial, ocorrido na noite do último dia 2, entre os povoados Vitória e Vila Nova, zona rural de Peri-Mirim. Em poder deles, foram apreendidos armas de fogo, munições, motocicleta e celulares.

A polícia informou que a dupla criminosa estava em uma motocicleta e estaria realizando diversos roubos nos povoados de Peri-Mirim. Eles até mesmo teriam tentado atropelar uma idosa. Os policiais ficaram sabendo do caso e começaram a realizar incursões na localidade, com o objetivo de prender os bandidos.

Entre os povoados Vila Nova e Vitória, a guarnição conseguiu abordar os assaltantes, mas foi recebida a tiros. Uma das balas atingiu a viatura da polícia. Houve troca de tiros e a dupla criminosa acabou sendo baleada. Com eles, os militares apreenderam arma de fogo, munições, moto e celulares.

Os corpos dos criminosos foram removidos para o Hospital Municipal de Peri-Mirim e somente ontem liberados para os familiares. Segundo a polícia, Aurivan Pinheiro era natural de Palmeirândia, respondia a vários crimes e estava em liberdade condicional com o uso de tornozeleira eletrônica. A outra vítima residia no povoado Jamari, na cidade de São João Batista. A polícia informou que Bode não tinha passagem pela Justiça, mas, era suspeito de cometer furtos na região da Baixada Maranhense. O veículo, o armamento e as munições serão periciados no decorrer desta semana.

Rosário

A promotora de Justiça Fabíola Fernandes, titular da 2ª Promotoria de Rosário, informou que o Ministério Público do Maranhão (MPMA) já está acompanhando o ato de violência policial, que ocorreu no último domingo, 29, na cidade de Rosário.

A ação de truculência foi cometida por três policiais militares do 27º Batalhão da Polícia Militar, contra um grupo de pessoas que participava de um evento, no centro daquela cidade. Uma das vítimas, além de ser agredida fisicamente, foi alvejada na perna com bala de borracha , por ter pego o celular para filmar a ocorrência.

Fabíola Fernandes declarou que o MPMA, ao tomar conhecimento do fato, adotou todas as providências e está acompanhando o caso. Até o momento já foram ouvidas testemunhas e vítimas, bem como realizado exame de corpo de delito. Essas informações e documentos já foram encaminhados para a 1ª Promotoria de Justiça Militar, na capital, que tem a competência para apurar os delitos cometidos por policiais militares.

Ainda segundo a promotora, o comando do 27º Batalhão da PM de Rosário já instaurou o Inquérito Policial Militar para apurar os fatos e afastou os policiais envolvidos no caso de suas funções.

Enquanto, no âmbito da Promotoria de Justiça Militar, já foi instaurado o procedimento para, em conjunto com as Promotorias de Rosário, investigar o ocorrido. “Vamos identificar a autoria, a materialidade e ao final responsabilizar os policiais militares. Pelas imagens pudemos constatar que houve abuso de autoridade, inclusive com lesões corporais”, frisou a promotora.

SAIBA MAIS

A Polícia Civil está investigando a morte de Antônia Damasceno. De acordo com a polícia, uma parte do corpo dela sofreu queimadura dentro de sua residência, na cidade de Bom Jardim, no último domingo, foi levada para o Socorrão II, na capital, onde faleceu na quarta-feira, 2. O corpo dela foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) e ontem liberado para os familiares.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.