Aglomeração

Black Friday causa aglomeração em lojas da Rua Grande

Em meio a pandemia, o dia voltado para promoções causou filas imensas e tumulto no comércio

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

São Luís – A Black Friday é um dos eventos mais aguardados por lojistas e consumidores, pois promove grandes promoções, o que, para muitos, é a única oportunidade de comprar “aquele tão sonhado item”. Porém, diferente dos últimos anos, com a pandemia, a aglomeração, que comumente ocorre neste período, deveria ser evitada, mas essa não foi a realidade do Brasil e, em São Luís, da Rua Grande. Sem o uso adequado de máscaras, pessoas se aglomeravam em pequenas lojas para realizar suas compras.

A técnica de enfermagem Lucilene Ferreira Sena estava na fila para conseguir entrar em loja de eletrodomésticos. Ela conta que apesar do receio em relação a pandemia, ainda prefere fazer compras presencialmente. “Não me sinto segura em relação a pandemia e não vejo fiscalização aqui, mas eu preferi comprar pessoalmente, pois apesar de ter promoções online, não tem frete grátis”. Assim como ela, muitos prefiram se arriscar nas filas, que não respeitavam o distanciamento, a fazer compras online.

Este não foi o caso da estudante Maria Victoria, ela ressalta que com o aumento do número de casos da Covid-19, ainda não se sente segura para frequentar locais com muitas pessoas. “Se há dois meses você me perguntasse se eu me sinto segura comprando em lojas físicas, eu diria que sim, mas agora, com esse aumento de caso, prefiro não me arriscar. Achei boas promoções na internet, e foi mais seguro”, contou a estudante.

O Estado flagrou aglomerações em frente as lojas e, sem respeitar o distanciamento, pessoas andam sem máscaras e consomem alimentos e bebidas sem fazer a higienização adequada. No local, não foi identificada a presença de fiscalização para conter as aglomerações.

Em nota, a Secretária de Estado da Saúde (SES) informou que, nesta fase, os municípios são responsáveis pela fiscalização dos estabelecimentos e pontos de aglomeração em suas cidades, e que a Vigilância Sanitária Estadual garante apoio nestas ações, caso seja solicitado pelo município. O Estado entrou em contato com a Secretária Municipal de Saúde (Semus), porém, não obteve resposta até o fechamento desta edição.

Sonho realizado
Maria José dos Santos é aposentada e aproveitou a Black Friday para realizar seu sonho de ter uma TV nova. Apesar dos riscos de contaminação, ela conta que sentiu segura devido a limitação de pessoas nas lojas: “É a oportunidade que a gente esperava, comprei uma Tv que já estava há um tempo tentando. Online nem todas as vendas são seguras, então acho melhor presencial. Em relação a pandemia me sinto segura pois só venho aqui quando tem necessidade e até na entrada da loja tinha limitação para entrar”

SAIBA MAIS

Maior procura da Black da Friday

Segundo levantamento do Google, obtido com exclusividade pelo Estadão/Broadcast, as buscas por Black Friday já eram 20% maiores entre os dias 11 e 17 de novembro que no mesmo período de 2019.

O Google fez também o recorte das categorias com maior crescimento na busca entre os dias 14 e 20 de novembro em comparação com o mesmo período do ano passado. Lideram a lista os tablets e leitores digitais, com alta de 56%. Na sequência, vêm computadores, com aumento de 54%; a categoria de cama, mesa e banho, com buscas 53% maiores; acessórios de informática, com alta de 49%; moda para bebês, 46% mais buscada; e artigos para animais de estimação, com alta de 45%.

De acordo a pesquisa, nas lojas físicas, a expectativa era que a preocupação com o avanço do coronavírus impedisse as cenas de tumulto e de disputa por produtos comuns nas edições anteriores do evento.

Aumento de casos da Covid-19 no Maranhão

De acordo com reportagem de O Estado publicada na última sexta-feira (27), os casos positivos de coronavírus voltaram a aumentar no estado. O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado na noite da última quarta-feira (17), informou que mais de 372 casos de Covid-19 foram confirmados. Desde o início da pandemia no Maranhão, 192.501 pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus e 4.263 já morreram por complicações da doença. Dos novos casos, 372 novos casos, 77 ocorreram na Ilha, incluindo os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, além de 20 em Imperatriz e 275 nas demais cidades do estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.